Alunos de Medicina finalizam mais uma edição do Projeto Promovendo a Saúde e o Meio Ambiente

13/06/2018
 Os alunos do 2º semestre do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) concluíram as atividades do Projeto Promovendo a Saúde e o Meio Ambiente, desenvolvido na disciplina Prática Médica e Sociedade II (PMS II). Desde 2015, o projeto já atendeu cerca de 4 mil adolescentes.

Os alunos desenvolvem habilidades de comunicação e educação em saúde, através de projeto de promoção da saúde e do meio ambiente voltado aos adolescentes que frequentam as escolas estaduais de Bragança Paulista.

As ações são desenvolvidas pelas docentes Estela Gianesella, Beatriz Verri e seus alunos, desde 2015, em conjunto e com o apoio da Diretoria Regional de Ensino de Bragança Paulista (DRE). As ações já alcançaram estudantes dos Grêmios escolares, os Professores Mediadores de Escolas-Comunidade e as Brigadas, todas estas populações atuando como multiplicadores nas escolas e no seu entorno, além de terem os alunos da Medicina atuando na promoção da saúde dos profissionais da Educação, através do Centro de Qualidade de Vida da DRE.

Neste semestre, o encerramento do Projeto ocorreu na USF com a presença das coordenadoras participantes e de uma supervisora de ensino da DRE. Os estudantes fizeram o relato de sua trajetória de ensino-aprendizagem no convívio com seus pares adolescentes das escolas públicas, onde foi propiciado o desenvolvimento de valores éticos e humanistas nesses futuros médicos. Também pontuaram diversas situações estruturais e operacionais das escolas onde trabalharam, com grande atenção e compromisso da supervisora de ensino para com possíveis mudanças.

Neste ano, o projeto "Promovendo a Saúde e o Meio Ambiente" conquistou o 3º lugar no I Simpósio e I Mostra de Experiências Exitosas em Integração Ensino-Serviço-Comunidade COAPES, realizado no mês de maio.