USF recebe novos robôs que simulam a vida real

20/06/2018
USF recebe novos robôs que simulam a vida real
 O Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) recebeu, na última semana, três novos simuladores, que são robôs que possuem vários novos e eficientes recursos para que nossos alunos tenham treinamentos de saúde baseados em simulação de alta fidelidade, imitando a vida real.

Os novos simuladores fazem parte do novo Centro de Simulação Realística que a USF está implementando. Eles apresentam condições vitais, simulam crianças recém-nascidas, parto, infarto, acidente e até choram, como o ser humano. Tudo programado pelo professor em um ambiente controlado e protegido para nosso aluno, o futuro profissional da saúde.

Antes do contato com os pacientes no ambiente hospitalar, os alunos podem treinar inúmeras vezes as situações da vida real e chegar para o atendimento em ambiente real com aperfeiçoado conhecimento teórico-prático. As atividades já estão acontecendo em ritmo acelerado e todos estão maravilhados com as novas tecnologias.

O Centro de Simulação Realística apresenta cerca de 3 mil m² de área construída, com salas de aula, salas de treinamento de habilidades práticas e comportamentais, contando ainda com salas para desenvolvimento de habilidades práticas específicas como os Centros Obstétrico e Cirúrgico e as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e Pediátrica e Adulto, além de enfermaria simulada, com capacidade para 180 alunos. Todos os cenários são preparados para o aluno sentir-se dentro de um ambiente hospitalar e simular atuações ambulatoriais e de emergência, assim como tomada de decisão rápida e efetiva para o bem-estar do paciente.
O Campus Bragança Paulista também está construindo um novo prédio que abrigará o novo laboratório de anatomia e mais salas de aula. Com a obra, a USF formará o novo complexo de ensino em saúde para preparar os futuros profissionais. A previsão de término da obra é para 2019.