handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Frei Nilo Agostini participa de Congresso Mundial de Ética Teológica

21/08/2018
Compartilhe:
Frei Nilo Agostini participa de Congresso Mundial de Ética Teológica
 Realizou-se em Sarajevo, capital da Bósnia, de 26 a 29 de julho de 2018, a III Conferência Mundial de Ética Teológica da Igreja Católica; esta teve como tema: “Construindo pontes para o futuro”. Frei Nilo, professor pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, foi convidado a participar nas três edições já realizadas, tendo sido as anteriores em Pádua e Trento, na Itália. Cerca de 500 participantes lotaram o espaço reservado para a realização do evento. O Papa Francisco enviou uma mensagem para os participantes, ressaltando que “o mundo precisa de uma nova liderança para construir pontes e não muros”.

Esta III Conferência foi realizada em Sarajevo pelo valor simbólico desta cidade que viveu, de 1992 a 1995, uma guerra sangrenta, marcada por horrendas atrocidades. Esta cidade foi sitiada durante dois anos. A antiga Iugoslávia, ao se desintegrar, formou seis repúblicas: Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Montenegro, Sérvia e as duas províncias autônomas, Kosovo e Vojvodina, que ficaram com a Sérvia. Dado os diferentes grupos étnicos e religiosos lá presentes, Sarajevo nos aponta para o caminho da reconciliação e da pacificação. Convoca-nos a construir novos caminhos de aproximação entre povos, culturas, religiões, visões da vida, orientações políticas.

Inspirada no chamado a construir pontes, esta Conferência Mundial reconheceu que estamos num momento crítico e buscou, por um lado, rememorar a experiência desde as Conferências de Pádua e Trento e, por outro lado, encarar os desafios atuais, identificando as oportunidades para avançar. Importa captar todos os sinais promissores, sem renunciar à prudência, e mobilizar as energias para eliminar do mundo os muros da divisão e construir pontes de fraternidade. Em meio a temas como ecologia, refugiados, desequilíbrios econômicos e pobreza, entre outros, somos alimentados pela esperança que nos convoca a construir os alicerces da justiça para erguer pontes de reconciliação e de paz.

Galeria de fotos