USF participa de Encontro Ampliado da Frente da Educação

24/08/2018
USF participa de Encontro Ampliado da Frente da Educação
 Toda árvore boa produz bons frutos. Esse ensinamento previsto no Evangelho ilustra muito bem as reflexões promovidas durante o Encontro Ampliado da Frente da Educação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. A reunião provincial entre professores, frades, assessores e gestores da educação foi realizada nos dias 21 e 22 de agosto, na FAE Centro Universitário, em Curitiba (PR).

A analogia proposta espontaneamente pelos participantes do encontro sintetiza o entendimento do grupo sobre o relacionamento entre frades e leigos na educação. Enquanto os religiosos são vistos como árvores fortemente enraizadas nos princípios franciscanos, que produzem bons frutos e folhas tenras, que crescem e alimentam a comunidade educacional e a sociedade ao redor, os profissionais da educação são como mudas dessas árvores, que se apropriam e reproduzem de maneira consciente as melhores atitudes e virtudes humanas e cristãs.

Desafio digital
Para chegar a esse entendimento, o encontro oportunizou uma programação rica em experiências acadêmicas, sociais e carismáticas. A primeira atividade foi conduzida pelo mestre e doutor em Comunicação, Moisés Sbardelotto, que ministrou a palestra “Comunicação, educação e compromisso social na cultura digital”. Durante a explanação, o palestrante convidado observou que há um entendimento generalizado de que a escola, mesmo sendo muito importante, já não é central para a própria formação das pessoas como em décadas anteriores, principalmente em relação ao grande acervo de informações disponível na internet.

“A internet mudou a relação entre as pessoas, com o outro. A força mediadora das grandes instituições, seja religiosa, educacional ou política foi enfraquecida, os seus papéis mudaram. Neste cenário, as instituições de ensino podem contribuir para a formação dos alunos em três importantes frentes relacionadas ao consumo de informações no ambiente digital: saber escolher, saber ler e saber escrever. Tudo isso de maneira crítica, autônoma e consciente”, defende Sbardelotto.

Estender os galhos da árvore franciscana
A missão evangelizadora na educação é um grande desafio, mas que pode gerar bons frutos por meio da persistência e da união fraterna e da solidariedade. Exemplo disso é a missão realizada pela Província em Angola.

A experiência franciscana naquele país foi lembrada durante todo o evento, por meio de uma exposição fotográfica na FAE e também com os testemunhos do Vigário Provincial, Frei César Külkamp, que falou sobre a dimensão social da evangelização por meio da Frente da Solidariedade da Província. “Dessa maneira, com a união de esforços e a comunhão entre nossas frentes, temos a certeza de que os mais necessitados, aquelas pessoas que mais precisam de ajuda, poderão ser alcançadas”, disse.

Evangelizar por meio de atitudes
Nos dois dias do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar as experiências com serviços e projetos sociais promovidos nas entidades educacionais. Por meio de testemunhos, fotos e infográficos, foram apresentadas ações e resultados reais das seguintes instituições: Universidade São Francisco, Instituto Teológico Franciscano, Colégio Bom Jesus e FAE Centro Universitário.

Frei João Mannes, presidente do Grupo Educacional Bom Jesus e responsável pela Frente da Educação da Província no triênio 2016-2018, lembrou que o ser educador está no carisma franciscano. “Se entendemos Jesus Cristo como o maior educador, que nos ensina pelas palavras e pelas atitudes, e também considerarmos Francisco de Assis como seu fiel discípulo e multiplicador dessa missão, continuaremos a realizar as nossas atividades na educação com muito amor, fraternidade e respeito ao próximo, principalmente aos mais fragilizados”, conclui.

Frades e leigos: uma árvore completa
Em síntese, o grupo reunido no Encontro Ampliado da Frente da Educação concluiu que frades e leigos, dentro de suas atribuições, forma uma árvore coesa, que pode produzir soluções e aperfeiçoar cada vez mais a formação humana à medida que o relacionamento entre as partes for estreitado. Para isso, sugeriram-se momentos de partilha e de formação continuada entre frades e professores, com o objetivo de propagar o franciscanismo de maneira ampla e frutífera na comunidade educacional.

Participaram do encontro:
Província Franciscana

Frei César Külkamp, Vigário Provincial

Universidade São Francisco (USF)

Frei Gilberto Garcia, reitor da USF
Frei Vitório Mazzuco, coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária
Júnia Michele Siloa, coordenadora de eventos – USF Next
Débora Reis Garcia, assessora de projetos – USF Next
Dalva Leme, Núcleo de Pastoral Universitária

Instituto Teológico Franciscano (ITF)

Frei Elói Dionísio Piva, vice-reitor do ITF
Thereza Cristina Diehl, assessora administrativa e financeira