handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Frei Nilo Agostini participa de Congresso Internacional de Direitos Humanos

18/09/2018
Compartilhe:
Frei Nilo Agostini participa de Congresso Internacional de Direitos Humanos
Frei Nilo, professor pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da USF, pariticipou, como conferencista, no V Congreso Internacional de Derechos Humanos y Derecho Internacional Humanitario e III Congreso para la Paz, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2018, na cidade de Bogotá D.C., Colômbia. Estes eventos, realizados em conjunto, foram sediados pela Universidade Católica de Colômbia.

Frei Nilo apresentou o tema “A paz como experiência da alteridade e o caminho de São Francisco de Assis”. Impactaram, entre outras, duas afirmações: “Não há caminho para a paz; a paz é o caminho” (atribuída a Mahatma Gandhi) e “São Francisco de Assis, o homem feito paz”. A conferência se deteve nos seguintes pontos: 1. Experiência, a anterioridade do outro; 2. A alteridade, sem domesticar e submeter; 3. Francisco de Assis, o homem feito paz; 4. O espírito de Assis: as jornadas mundiais de oração pela paz.

Ao encerrar sua apresentação, Frei Nilo lembrou as palavras do Papa Francisco: “Paz quer dizer Perdão”, “significa Acolhimento”, “Paz quer dizer Colaboração”, “significa Educação”. Sublinhou ainda que o atual Papa enfatiza a cultura do encontro, da comunhão, lembrando-nos de que “o nosso futuro é viver juntos”, formando “uma família de povos”. Enquanto artesãos da paz, sentimos ser esta uma responsabilidade de todos, um empenho universal, para que “cresça o esforço concreto por remover as causas subjacentes aos conflitos: as situações de pobreza, injustiça e desigualdade, a exploração e o desprezo da vida humana”, como muito bem enfatiza o Papa, que lembra: “A paz é o nome de Deus”.

Galeria de fotos