Revista Psico-USF passa a integrar a coleção Scopus

20/09/2018
Revista Psico-USF passa a integrar a coleção Scopus
 A Revista Psico-USF é um periódico científico mantido pela Universidade São Francisco (USF), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. O periódico, que é qualificado como A2 segundo a avaliação mais recente da CAPES (o que corresponde ao segundo estrato mais alto da avaliação, que tem um total de oito estratos), foi recentemente aceito para integrar a coleção Scopus, uma das principais bases de dados do mundo, o que aconteceu mediante a avaliação de diversos aspectos, sobretudo continuidade da publicação, pontualidade e qualidade do corpo editorial e dos artigos publicados.

Atualmente, o periódico está sob responsabilidade dos Profs. Drs. Rodolfo Augusto Matteo Ambiel (editor-chefe), Ana Paula Porto Noronha e Lucas de Francisco Carvalho (editores-associados). O acervo da revista pode ser acessado em: www.scielo.br/pusf .

Dentre as mais variadas avaliações realizadas sobre a visibilidade de um periódico científico, está uma lista mantida pelo Google Scholar com as revistas mais citadas, tendo como critério o idioma na qual ela é publicada. Recentemente, o Google Scholar atualizou tal lista e a revista Psico-USF passou a figurar no 65° lugar dentre as revistas em português mais citadas, independente da área de conhecimento.

Na lista de 2015, a revista Psico-USF ocupava a posição de número 95 e no ano passado, a posição era a de número 83, indicando que no período de um ano a visibilidade dela e sua influência na produção científica brasileira em Psicologia aumentou consideravelmente.

Tal resultado indica que a revista Psico-USF é vista pelos pesquisadores com confiança e é valorizada pela qualidade do trabalho desenvolvido e do conteúdo científico publicado. Deve-se mencionar que o resultado aqui comentado é fruto do trabalho árduo de mais de 15 anos de diversos professores do PPG-Psicologia USF que já passaram pela coordenação da equipe editorial. Além disso, deve-se destacar que há um envolvimento intenso de alunos do Programa em todo o processo editorial (atualmente, um mestrando e oito doutorandos estão diretamente envolvidos em diversas etapas do trabalho), o que possibilita garantirmos agilidade na avaliação dos artigos submetidos.

A lista completa do ranking de revistas pode ser acessada aqui.