handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Aluno da USF vence Hacklab FNESP 2018

04/10/2018
Compartilhe:
Aluno da USF vence Hacklab FNESP 2018
 O aluno do Curso de Engenharia Civil  da Universidade São Francisco (USF), Max Alessandro Sousa foi um dos vencedores do projeto Vivir de inclusão aos portadores de deficiência visual, do Hacklab FNESP. A equipe recebeu um prêmio de oito mil reais.

Por meio de um óculos especiais, conectado a fone de ouvido e interligado em aplicativo no celular, alunos com deficiência visual parcial ou total podem ter acesso ao conteúdo da sala de aula com independência.

O Hacklab FNESP foi uma maratona empreendedora, com laboratório equipado com ferramentas para criação e prototipação das ideias de um grupo de jovens universitários, que reuniu 32 estudantes de IES públicas e privadas de sete estados (São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro, Tocantins, Rio Grande do Sul e Espírito Santo) e do Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do Brasil. Eles foram escolhidos entre cerca de 200 alunos a partir de um vídeo em que propunham melhorias para o Ensino Superior e relatavam suas experiências com inovação e educação.

Durante o evento, que teve início no dia 26 de setembro, na sede do Semesp, os estudantes foram acompanhados por especialistas e participaram de workshops e treinamentos nas mais diversas áreas, como Design Thinking e CANVAS, com o objetivo de desenhar propostas a partir da visão deles em relação ao cenário da 4ª Revolução Industrial. No dia 27, as equipes foram levadas para o Espaço Hacklab FNESP, montado no World Trade Center. No dia 28, os projetos foram apresentados durante uma sessão do evento e avaliados por 700 mantenedores e gestores educacionais.

Foi a primeira vez que o setor de educação superior abriu espaço para os estudantes dizerem o que as IES precisam fazer, do ponto de vista deles, para tornar o ensino mais atrativo, proveitoso e de acordo com as demandas de mercado.

A equipe do aluno da USF é formada por membros de outras instituições de ensino: Felipe das Chagas Silva, Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (FECLE); Joicy Carvalho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM); Sara Rossato de Cesaro, Faculdade Meridional (IMED); e Mateus Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi o vencedor do Hacklab FNESP. A equipe recebeu um prêmio de oito mil reais.

Galeria de fotos


Palavras-chave


Histórico de Notícias