Grupo de Pesquisa TCTCLAE da USF acolhe o prof. Nilo Agostini para apresentar os resultados de seu Pós-Doc

24/09/2018
 No dia 15 de setembro, das 9 horas às 13 horas, no Campus Itatiba, o Prof. Dr. Nilo Agostini, docente no PPGSSE-USF, apresentou o resultado de sua pesquisa de Pós-doutorado (2017-2018), intitulada: A História a partir dos vencidos segundo Walter Benjamin e Paulo Freire: Um desafio para a Educação, concluída na Universidade de São Carlos - UFSCAR, sob a Supervisão do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes, com estágio Pós-Doutoral na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales - EHESS/Paris, sob a supervisão do prof. Dr. Michael Lowy.

Participaram do encontro, os integrantes e convidados do Grupo de Pesquisa TCTCLAE - Teoria Crítica da Sociedade e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação, coordenado pelos professores: Luzia Batista de Oliveira Silva, Maria de Fátima Guimarães e Nilo Agostini.

O TCTCLAE investiga a contribuição para a Educação das Teorias Críticas da Sociedade e Teorias Críticas Latino-Americanas, numa convergência de abordagens culturais, filosóficas, históricas, sociais e políticas, sobre aspectos do contexto social e seus reflexos na educação, pautando-se nas obras dos teóricos: W.
Benjamin, T. W. Adorno; E. Bloch, P. Freire, E. Dussel, L. Boff e M. Foucault. Também estudam as obras de renomados comentadores da contemporaneidade, como Z. Bauman, C. Türcke, N. Sevcenko, A. Gruschka, J.-M. Gagnebin, M. C. B. Galzenari; M. Lowy. O grupo busca refletir sobre experiências formativas, estéticas e educação, a formação superior e a educação na infância numa relação com a arte, a poesia, a filosofia e a racionalidade na atual sociedade; flagrar possíveis conexões entre corpos, educação e experiências urbanas num franco diálogo com as contribuições teóricas de Walter Benjamin; investigar a vida e a obra de Paulo Freire e mapear categorias, conceitos e concepções relevantes para a educação numa convergência com o pensamento de Walter Benjamin; perscrutar sobre o papel da Educação contemporânea e a contribuição das Teorias Críticas Latino-Americanas para a descolonialidade do pensamento latino-americano na perspectiva das culturas, políticas, epistemologias, filosofias e histórias. O TCTCLAE estabelece conexão interdisciplinar com os grupos individuais:

• GP Estética, Formação Superior e Infância (USF/CNPq) – Líder: Luzia Batista de Oliveira Silva
• GP Rastros: História, memória e educação (USF/CNPq) – Líder: Maria de Fátima Guimarães
• GP Educação e Ética: aproximações, convergências, transversalidades (USF/CNPq) – Líder: Nilo Agostini