Professora do Curso de Enfermagem Confecciona Mama Lúdica

05/10/2018
Professora do Curso de Enfermagem Confecciona Mama Lúdica
 A prof.ª e supervisora de estágio, Silmara Alves de Souza, docente do Curso de Enfermagem, confeccionou dois aventais com mamas lúdicas para interpretação da maneira correta de amamentação.

As mamas são fixadas no avental em dois formatos, com areóla e bico normal e com aréola e bico invertido, mostrando que mesmo nessa situação é possível amamentar. Por se tratar de um produto artesanal, o desempenho das funções é diferente do estímulo oferecido a uma mãe com uma mama real. A enfermagem como ciência do cuidar, ajuda, apoia e incentiva as mães na promoção e manutenção do aleitamento materno. Segundo a profª Silmara, é importante considerar que nem todas as mães que amamentam recebem as orientações necessárias para o completo entendimento da prática de aleitamento, e muitas vezes chegam para ter seus bebes completamente despreparadas e a prática educativa realizada pelos enfermeiros tanto na Atenção Básica como no alojamento conjunto, é vista como uma forma de esclarecimento e auxílio às mães, permitindo que elas possam expressar suas dúvidas e ansiedades, e dessa maneira estabelecendo-se uma relação profissional – paciente - usuária. Os aventais serão utilizados pelos alunos durante o período de estágio na Unidade de Internação do Alojamento Conjunto do HUSF, e também nos grupos educativos de mulheres gestantes e puerperas na Unidade Escola da Estratégia Saúde da Família - São Francisco.

Histórico de Notícias