Alunos de Enfermagem realizam ação no Hospital Dia - HUSF

10/10/2018
Alunos de Enfermagem realizam ação no Hospital Dia - HUSF
 Os alunos do Curso de Enfermagem do 10º semestre, por meio da Disciplina de Estágio Curricular de Enfermagem II, realizam estágio no Hospital Dia - HUSF. O objetivo do estágio concentra-se na inserção dos alunos na assistência integral ao portador de transtorno mental com foco na construção da cidadania e na reinserção psicossocial aos usuários de leitos de psiquiatria do Hospital Dia.

A fim de contribuir com as atividades de socialização e terapêutica, a disciplina vem trabalhando com o grupo o continuo denominado “Enlouquecendo na Cozinha”, a oficina é uma alusão ao Programa Master Chefe, que permite aos usuários expor sua criatividade e vivência na elaboração de pratos previamente selecionados.
Foram realizadas 3 oficinas de preparo, a primeira objetivou a construção de patês, a segunda sucos naturais, a terceira hot dog, e já existe a construção da próxima que tem como tarefa a montagem de salada de frutas.

Foi observado que durante as atividades os usuários se envolviam com o espírito competitivo, referenciavam experiências com a cozinha, além de promover a auto-estima e interação social. Durante o desenvolvimento das oficinas, houve um aumento na participação dos pacientes nas demais atividades propostas pelo serviço. Também está sendo realizado o projeto da horta comunitária que subsidiará as próximas oficinas gastronômicas, a farmácia viva e jardinagem a fim de melhorar a ambiência. Segundo a professora Grazielle C Bertoline, responsável pelo estágio, as atividades mobilizam toda equipe do serviço, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos residentes e psicóloga na execução e monitoramento das atividades propostas. Para a coordenação do curso de enfermagem romper com a institucionalização é o desafio da formação na enfermagem, portanto reconhece a importância das atividades de socialização.