Frei Nilo Agostini conclui pós-doutorado com estágio na Escola de Altos Estudos de Paris

15/10/2018
 No mês de setembro de 2018, Frei Nilo, professor pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação de nossa Universidade (USF), concluiu o seu pós-doutorado, cumprindo todas as exigências acadêmicas requeridas. Iniciou o seu pós-doc em agosto de 2017 junto ao Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a supervisão do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes. Segundo o plano de atividades, aprovado pela UFSCar, as pesquisas de Frei Nilo incluíram um estágio junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (EHSS), o que efetivamente se realizou de fevereiro a junho deste ano, sob a supervisão do Prof. Dr. Michael Löwy.

O tema desenvolvido neste pós-doutorado buscou traçar as convergências e transversalidades da obra de Walter Benjamin e de Paulo Freire no contexto da Teoria Crítica da Sociedade. O texto produzido será oportunamente publicado em forma de livro, como contribuição a ser ofertada à comunidade, fruto de acurada pesquisa. A conclusão das exigências acadêmicas deste pós-doutorado aconteceu no dia 14 de setembro, quando Frei Nilo apresentou os resultados de sua pesquisa num Seminário oferecido na UFSCar, cuja exposição foi igualmente apresentada, no dia seguinte (15/09), na USF, a convite do Grupo de Pesquisa TCTCLAE (Teoria Crítica da Sociedade e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação).

A convite da comissão organizadora, parte dessa pesquisa de pós-doutorado foi igualmente apresentada no XI Congresso Internacional de Teoria Crítica, realizado na UNESP de Araraquara SP, nos dias 01 a 05 de outubro de 2018. Na ocasião, o Prof. Nilo Agostini compôs a mesa, com o tema “Teoria Crítica e Educação: a questão da autonomia na idade Mídia”, ao lado do Prof. Dr. Andreas Gruschka (Prof. Titular aposentado da Univ. Frankfurt).