USF inaugura moderno Centro de Simulação Realística para Cursos da Saúde

19/10/2018
USF inaugura moderno Centro de Simulação Realística para Cursos da Saúde
 O Câmpus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), inaugurou no dia 16 de outubro o Centro de Simulação Realística (CSR), da área da saúde.

O evento contou com a presença de autoridades, como o Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Prof. Dr. Luiz Roberto Liza Curi e do Secretário, Dr. Paulo Barone, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, o Prefeito em exercício de Bragança Paulista, Amauri Sodré, a Secretária de Saúde, Marina de Fátima de Oliveira. Além de representantes da USF, como o reitor, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, o vice-reitor e presidente da CNSP – ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Dilnei Lorenzi e o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral.

O Centro de Simulação Realística apresenta cerca de 3 mil m² de área construída, com salas de aula, salas de treinamento de habilidades práticas e comportamentais, contando ainda com salas para desenvolvimento de habilidades práticas específicas como os Centros Obstétrico e Cirúrgico e as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e Pediátrica e Adulto, além de enfermaria simulada, com capacidade para 180 alunos. Todos os cenários são preparados para o aluno sentir-se dentro de um ambiente hospitalar e simular atuações ambulatoriais e de emergência, assim como tomada de decisão rápida e efetiva para o bem-estar do paciente.

Os simuladores apresentam condições vitais, simulam crianças recém-nascidas, parto, infarto, acidente e até choram, como o ser humano. Tudo programado pelo professor em um ambiente controlado e protegido para nosso aluno, o futuro profissional da saúde. “No momento em que estamos construindo nosso Plano Estratégico, olhando para o futuro é muito bom ver que a USF está no caminho correto, no caminho da realização de algo planejado e acertado para a melhoria da qualidade do ensino”, disse o Reitor da USF.
Durante a inauguração, a Coordenadora do Centro de Simulação Realística, professora Juliana Seraphin Piera, destacou a importância do novo espaço. “A USF pioneira no ensino superior em saúde de qualidade na região bragantina e sempre pensando na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, apresenta uma forma inovadora, prática e ética na aquisição de competências para os alunos. A tecnologia tem sido utilizada como aliada nas novas metodologias de ensino, com comprovação científica que essa estratégia educacional deve integrar parte dos treinamentos em saúde”, afirmou a professora.

Na inauguração, o Secretário, Dr. Paulo Barone, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, representando o Ministro, destacou a importância do trabalho para a saúde brasileira. “A USF se dispõe a trabalhar com afinco neste campo da medicina, passando por todos os cursos da área da saúde. Muito satisfatório visitar uma instituição tradicional que tem um curso de Medicina consolidado, mas ao mesmo tempo em que se apoia no contexto local, também prática inovação pedagógica, tanto no campo dos processos de avaliação, quanto na implantação de um laboratório como esse complexo. Significa uma contribuição importante para a qualidade de assistência à saúde do país”, afirmou Barone.

Para o presidente do CNE, o Centro de Simulação Realística representa um ganho para a formação do aluno da área da saúde. “Não se constrói o aprendizado prático sem vivência. Esse Centro é uma etapa essencial do processo de aprendizagem. Esse espaço vai além de um laboratório do Curso. É um laboratório de práticas reais, que simulam atividade do profissional. É importante que o estudante leve esse centro para fora da sala de aula”, afirmou Curi.
Após a cerimônia de inauguração os presentes puderam conhecer o espaço e acompanhar simulações com os bonecos. “Centro inovador que vai aliar a teoria e a prática com os robôs. Quando vemos um Centro desse sendo inaugurado é bacana ver a Universidade investindo cada vez mais no conhecimento científico”, comentou a Secretária de Saúde.

Para o Prefeito de Bragança Paulista o Centro agrega para o desenvolvimento do município. “Parabenizar a todos que vão trabalhar para a nossa saúde e que Deus possa ilumina-los a cada dia nesse espaço”, declarou o Prefeito.

O Campus Bragança Paulista também está construindo um novo prédio que abrigará o novo laboratório de anatomia e mais salas de aula. Com a obra, a USF formará o novo complexo de ensino em saúde para preparar os futuros profissionais. “Espaço de extrema relevância para a melhoria continua do Ensino Superior oferecido pela USF. A Universidade garante aos alunos as condições plenas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, disse a diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa.