Curso de Enfermagem atua na Campanha Coração na Batida Certa

13/11/2018
Curso de Enfermagem atua na Campanha Coração na Batida Certa
 Há 11 anos a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas -SOBRAC desenvolve uma campanha nacional de prevenção das arritmias cardíacas e morte súbita, no dia 12 de novembro com o tema “Coração na Batida Certa” para orientar a população quanto aos principais sintomas das arritmias cardíacas. Neste ano a enfermeira Priscila Moreno Sperling Cannavan, membro da diretoria e coordenadoria da SOBRAC, gestão 2018/2019 e ex-aluna da USF, convidou o Curso de Enfermagem para participar da ação, trazendo as orientações para a comunidade de Bragança Paulista.

O objetivo da ação foi ensinar a população sobre como aferir seu próprio pulso, que é de suma importância para detecção de arritmias e procura de ajuda rápida, além de orientações gerais sobre Fibrilação Atrial, a principal arritmia e que tem um alto risco de AVC.

Todos os alunos envolvidos em estágios na 2ª feira, tanto os que atuam na atenção primária como na atenção terciária foram mobilizados e participaram da ação nos locais de atuação, PSF (s), Ambulatórios, recepção da Santa Casa e HUSF, distribuindo folhetos e orientando as pessoas que lá passavam.
No saguão do prédio central, os alunos fizeram aferições e simulação de PCR, e ensinaram o atendimento nesta situação a toda comunidade que passou pelo saguão durante todo o dia – alunos e funcionários.
Segundo os docentes que acompanharam os alunos, o saldo foi bastante positivo, os alunos se empenharam bastante e foi gratificante ver tantas pessoas orientadas em relação às arritmias, auto verificação do pulso e também quanto ao atendimento em caso de PCR.

A coordenadora Débora Magrini Baratella Assis, agradeceu o convite e parceria com a SOBRAC e já se colocou à disposição para atuação em 2019, talvez levando a ação em escolas do município.