Pastoral Universitária promove 4° Retiro Universitário

23/11/2018
Pastoral Universitária promove 4° Retiro Universitário
No sábado, dia 10 de novembro, um grupo de alunos, colaboradores e professores da USF participaram do 4º Retiro Universitário com o tema bíblico: “José do Egito, é preciso acreditar na verdade dos sonhos” (Gn 37 e 50). O Retiro foi no Convento Franciscano, Residência dos Frades em Bragança Paulista. O lugar muito propício para o recolhimento ajudou muito no bom clima do Retiro.

Iniciamos às 8h30 com o café da manhã. Às 9h teve o momento oracional que deu a tônica motivacional do Retiro. Em seguida todos receberam o texto bíblico que era o tema do Retiro e tiveram uma hora de leitura e reflexão individual. Depois de uma hora de silêncio, leitura e meditação do texto todos se dirigiram ao salão onde foram orientados no aprofundamento destes capítulos do Gênesis pela professora Patrícia de Moraes.
Ela discorreu com muita segurança sobre a localização da narrativa, mostrou José, filho de Jacó na tradição judaico-cristã, fez um resumo histórico do texto, explicou a importância dos sonhos de José e destacou a sua Fidelidade ao Deus único e sua Fé na Providência de Deus. Em seguida fomos para o almoço no quiosque que estava muito bem preparado.

Retornamos às 14h com cânticos e preces. Em seguida foi distribuído um livro da Paulus para cada participante: “O livro do Gênesis, Origem da vida e da história”, de Ivo Storniolo e Euclides Balacin. A parte final do livro sobre a História de José ocupou a reflexão pessoal e silenciosa. Às 15h houve uma grande e participativa partilha muito enriquecedora e profunda. Às 16h teve a celebração de encerramento que foi até 17h30. O Retiro teve ainda a entrega dos Certificados e de um Ramo de Trigo como símbolo do Retiro, a foto oficial e um lanche antes da partida dos participantes.

Havia nos rostos e nas falas a alegria por mais um Retiro, a certeza de que valeu a pena a reflexão que iluminou muito a vida e os relacionamentos. Foi um valioso aprendizado sobre a simbologia, personagens e inspiração da Palavra de Deus. Tudo fluiu com muita harmonia e seriedade. A participação de todos foi muito expressiva e de muito interesse. Agora é preparar-se para o quinto Retiro no primeiro semestre de 2019 com muita surpresa e tema cativante! Agradecemos a todos os que participaram deste dia de graça e de bênçãos!

Núcleo de Pastoral Universitária da USF

Histórico de Notícias