Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
24/11/2018

Curso de Enfermagem inova na disciplina de saúde pública

Curso de Enfermagem inova na disciplina de saúde pública

 Os alunos do 1º semestre de Enfermagem matutino, na disciplina de Saúde Pública, tiveram a oportunidade de apresentar na manhã do dia 21/11, maquetes construídas para representação da estrutura de saúde de um município da região. Cada grupo de aluno elencou um município e após pesquisa de dados (demográficos e epidemiológicos), além de visita local, eles desenvolveram um trabalho com o objetivo de conhecer a estrutura de saúde do município, socializando com a classe.

Os municípios escolhidos foram: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Pedra Bela, Camanducaia e Socorro. E os grupos foram orientados a utilizar criatividade, sem grandes gastos em material, promovendo o uso de matérias recicláveis.

Segundo a professora Débora M B Assis, docente da disciplina de Saúde Pública, essa experiência já havia sido utilizada pela profª Lisamara Negrine em 2017, e segundo relato da professora na época, conhecer a realidade in loco, permitiu ao alunado, uma percepção da realidade de cada local, conhecendo na prática, cenários reais.

A profª Débora entende que essa atividade desenvolve no aluno a reflexão do aprendizado no semestre, a pesquisa e escolha de um município onde o aluno vive, permite ao aluno conhecer o Sistema Único de Saúde – SUS, suas diretrizes e como funciona a rede existente em cada município e na região.
Ao final os alunos, puderam observar as diferenças e peculiaridades de cada cidade e o que poderia ser melhorado, criando novas ofertas de serviços que pudessem fazer a diferença na qualidade de vida daquela população.

Proporcionar ao aluno na sua formação, metodologias que lhe permitam um novo modelo de aprendizagem, além de desafiador para alguns, estimulou a criatividade, a comunicação e interação em grupo, e a socialização em cada apresentação das maquetes.

Terminar o semestre empregando uma atividade desse porte, segundo a profª Débora, foi gratificante, os alunos gostaram bastante da diversidade do método e também demonstrou que o aluno pode aprender a aprender, aprender a fazer, tendo no docente um orientador e não apenas um agente transmissor de conhecimento.



Galeria de fotos

Palavras-chave:
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário
Faça seu comentário
Seu nome
Seu e-mail
Sua mensagem

Código de verificação*


* Campos obrigatórios
Digite o código de verificação*

USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.