24/11/2018

Curso de Enfermagem inova na disciplina de saúde pública

Os alunos do 1º semestre de Enfermagem matutino, na disciplina de Saúde Pública, tiveram a oportunidade de apresentar na manhã do dia 21/11, maquetes construídas para representação da estrutura de saúde de um município da região. Cada grupo de aluno elencou um município e após pesquisa de dados (demográficos e epidemiológicos), além de visita local, eles desenvolveram um trabalho com o objetivo de conhecer a estrutura de saúde do município, socializando com a classe.

Os municípios escolhidos foram: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Pedra Bela, Camanducaia e Socorro. E os grupos foram orientados a utilizar criatividade, sem grandes gastos em material, promovendo o uso de matérias recicláveis.

Segundo a professora Débora M B Assis, docente da disciplina de Saúde Pública, essa experiência já havia sido utilizada pela profª Lisamara Negrine em 2017, e segundo relato da professora na época, conhecer a realidade in loco, permitiu ao alunado, uma percepção da realidade de cada local, conhecendo na prática, cenários reais.

A profª Débora entende que essa atividade desenvolve no aluno a reflexão do aprendizado no semestre, a pesquisa e escolha de um município onde o aluno vive, permite ao aluno conhecer o Sistema Único de Saúde – SUS, suas diretrizes e como funciona a rede existente em cada município e na região.
Ao final os alunos, puderam observar as diferenças e peculiaridades de cada cidade e o que poderia ser melhorado, criando novas ofertas de serviços que pudessem fazer a diferença na qualidade de vida daquela população.

Proporcionar ao aluno na sua formação, metodologias que lhe permitam um novo modelo de aprendizagem, além de desafiador para alguns, estimulou a criatividade, a comunicação e interação em grupo, e a socialização em cada apresentação das maquetes.

Terminar o semestre empregando uma atividade desse porte, segundo a profª Débora, foi gratificante, os alunos gostaram bastante da diversidade do método e também demonstrou que o aluno pode aprender a aprender, aprender a fazer, tendo no docente um orientador e não apenas um agente transmissor de conhecimento.