Fundação do Centro Acadêmico de Enfermagem

30/11/2018
Fundação do Centro Acadêmico de Enfermagem
 Em 2018, o curso de Enfermagem da USF completará 18 anos, hoje com 25 turmas, ano que será marcado pela fundação do Centro Acadêmico de Enfermagem. Os alunos, no dia 28 de novembro, realizaram uma assembleia para a aprovação do estatuto social e formando a comissão eleitoral.
O Centro Acadêmico recebeu o nome da Profa Enf. Ms. Maria Antonia Andrade Dias (in memorian). O CA, além de contribuir ainda mais para crescimento do nosso curso, contribuirá também na formação de Enfermeiros, exercitando a ética, o trabalho em equipe, o respeito, a empatia, a pró atividade, comunicação e muitas outras habilidades fundamentais no exercício da nossa profissão!

BIOGRAFIA DE MARIA ANTONIA ANDRADE DIAS

Maria Antonia Faro de Andrade, nasceu em 19 de março de 1945, em Aracaju – SE. Participou de movimentos estudantis contra o governo, escapando por pouco de ser presa. Graduou-se em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia em 1966. Seu primeiro trabalho foi na Santa Casa de Santos em 1968, onde gerenciou o Serviço de Enfermagem. Casou-se em 1973 e passou a ser Maria Antonia Andrade Dias. Teve 2 filhos - Gustavo que fez medicina e Carolina que fez direito, de onde lhe nasceram 4 netas.
Atuou em vários hospitais como gerente de enfermagem. Participou efetivamente da fundação da Sociedade Brasileira de Gerenciamento de Enfermagem – SOBRAGEN, criada em 1995, tendo sido primeira e terceira presidente e reconheceu na - SOBRAGEN seu terceiro filho.

FORMAÇÃO:

• Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia- 1966
• Aperfeiçoamento em Habilitação Em Enfermagem de Saúde Pública 1967 –USP
• Especialização em Administração Hospitalar 1982 Centro São Camilo de Desenvolvimento
• Especialização em Didática do Ensino Superior 1996 Universidade Ibirapuera
• Mestrado em Hospitalidade 2005 - Universidade Anhembi Morumbi
Entrou na docência do Curso de Enfermagem da Universidade São Francisco em 2000, quando de sua criação, atuando até 2011. Em 2003 foi Professora Homenageada da 1ª Turma de Graduação em Enfermagem e em 2008 foi Patrona das turmas de enfermagem de 2007, Universidade São Francisco USF.
Atuou em outras universidades: Centro Universitário São Camilo; Universidade Paulista; Universidade de Guarulhos; Centro Universitário Adventista; Faculdade de Campo Grande –MS; Universidade Bandeirantes; Universidade do ABC.
Atuou como assessora do COREN - SP a partir de 2008. Participou de vários congressos no país como palestrante. Suas bandeiras foram a Hospitalidade e a Gestão do Serviço de Enfermagem. Sempre teve o sonho de ver o enfermeiro ocupar o seu lugar da sociedade com autonomia e prestigio a que tem direito.
Foi uma profissional dedicada e mulher guerreira, que nos deixou muitos ensinamentos e o amor pela profissão e pela vida. Faleceu em 29 de agosto de 2012, após uma batalha de três anos contra um Câncer. Por mais belas e sinceras que sejam as palavras ditas, serão sempre insuficientes para traduzir a importância dessa mulher como profissional, como colega, como amiga e do seu incansável trabalho em prol de uma enfermagem melhor.