Estudantes de Enfermagem realizam ação de combate à dengue em escola

02/04/2019
Estudantes de Enfermagem realizam ação de combate à dengue em escola
 No dia 28 de março, os alunos do Curso de Enfermagem, do 9º semestre, atuaram na Escola Municipal Maria Valério, de forma lúdica e com peça teatral, com o objetivo de levar informação sobre como prevenir e controlar os focos do mosquito transmissor da Dengue. Eles fizeram duas ações: no matutino uma peça teatral, para aproximadamente 60 crianças do ensino infantil com faixa etária de 4 a 5 anos. Os alunos de enfermagem montaram o cenário com lixo, vasos de plantas e pneus velhos, simulando cenas do mosquito pousando e picando uma das alunas, que veio a adoecer. Durante a apresentação da peça teatral observou-se o entendimento das crianças do ensino infantil com os seguintes comentários: “os vasinhos precisam de areia e não pode ter agua; as garrafas devem ficar com a tampinha; os pneus não podem ficar com água; o quintal da escola e da minha casa não pode ter lixo”.

Dando seguimento, no período vespertino, a dinâmica utilizada foi outra, onde realizaram uma roda de conversa para crianças da mesma faixa etária totalizando 40 alunos, utilizando folhetos ilustrativos sobre o mosquito transmissor e a forma que o mosquito pica. Utilizaram como cenário, o playground da escola onde os alunos de enfermagem montaram focos de lixos escondidos contendo agua parada e o desafio para as crianças do ensino infantil era encontrar os mesmos e manter o local limpo e organizado eliminando todos os focos. Na sequência, envolveram as crianças em brincadeiras de estourar bexigas e dentro delas continham informações sobre os sinais e sintomas da doença em forma de figuras.

O profº Ricardo de Almeida, supervisor do estágio, concluiu que o objetivo foi alcançando em ambos os períodos, com as duas dinâmicas utilizadas. Segundo o professor, trabalhar prevenção com crianças é bem produtivo, pois, existe uma multiplicação de conhecimento entre criança e adultos de sua convivência.