12/04/2019

Alunos de Enfermagem participam da estruturação do primeiro grupo de Tabagismo de Atibaia

A equipe da Unidade de Saúde da Família do Cerejeiras – Atibaia, foi credenciada pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas - CRATOD para desenvolver grupos para apoio aos tabagistas, e agregou os alunos do Estágio de Saúde Coletiva de Enfermagem no mês de abril, para qualificar as ações da sensibilização em grupo e avaliação clínica individual.

Os alunos contribuíram com a oferta do Kit Fissura, objetivando discutir estratégias para minimizar a abstinência, constituído de frutas secas que diminuem a vontade do tabaco e um pequeno cofre, onde o tabagista pode dimensionar o custo com o tabaco, e também propuseram dinâmicas para despertar o cuidado com a saúde. A enfermeira Emilene, responsável pelo desenvolvimento do programa destacou que a atuação do Curso de Enfermagem na Unidade do Cerejeiras, vem inovando as práticas de cuidado e contribuindo para a qualidade do atendimento à comunidade. Para as docentes Grazielle Bertolini e Daniela Badari a oportunidade de atuar junto com a equipe em ações integradas valoriza o aluno, propiciando auto-estima e segurança na formação acadêmica. Para a coordenadora do Curso de Enfermagem, profª Débora M Baratella Assis, as atividades permitem uma riqueza de possibilidades de atuação no campo da prática, e destaca o COAPES como instrumento facilitador para a participação dos alunos em atividades regionais.