06/05/2019

Estudantes de Medicina participam de treinamento pré-hospitalar

No dia 23 de abril, estudantes do curso de Medicina, através da Liga de Urgência e Emergência, participaram do treinamento do Protocolo Start – promovido pelo Centro de Simulação Realística e Laboratório de Habilidades Médicas em parceria com o SAMU Regional Bragança Paulista.

O evento contou com a presença do Dr. Lucas Certain, coordenador do SAMU, e de toda estrutura física e de equipamentos do novo centro de simulação realística da USF. Na primeira etapa do treinamento o Dr. Lucas abordou a importância da triagem através do protocolo start no atendimento a múltiplas vítimas preparando os alunos para cenários da vida real. Após, todos os alunos, do primeiro ao último ano de medicina, puderam treinar como realizar este atendimento imediato de urgência e emergência em situações de catástrofe.

Para isso, foi montado uma cena real na área externa do campus com atores (alunos) e simuladores de última geração que fazem parte do centro de simulação realística da USF que imitam a vida real: respiram, apresentam batimento cardíaco, movimentos respiratórios e dos olhos e falam como os humanos. Tudo para proporcionar ao aluno a mesma experiência que uma cena real, preparando-os para as diversas situações de emergência.

A coordenadora do Centro de Simulação realística, prof. Juliana Seraphin Piera junto à direção de campus Prof. Patricia Teixeira Costa acreditam que através do treinamento com simulações reais o aluno da USF estará preparado para este tipo de emergência e terá um diferencial quando ingressar no mercado de trabalho e nas provas de residência médica após a sua formação.