Câmpus Bragança Paulista da USF promove Encontro de Iniciação Científica

10/05/2019
Câmpus Bragança Paulista da USF promove Encontro de Iniciação Científica
 O Câmpus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) recebeu nos dias 07 e 08 de maio o 25° Encontro de Iniciação Científica, 18° Encontro de Pós-Graduação, 14° Encontro de Extensão Universitária e 12° Ciclo – Seminário de Estudos do Ser Humano Contemporâneo - com o tema “Humanidade, Sociedade e Direitos”.

A abertura ocorreu no dia 07 de maio com a participação do Vice-Reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, representando o Magnífico Reitor Frei Gilberto Gonçalves Garcia, e também do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Prof. Dr. Dilnei Lorenzi que contextualizou o tema deste ano. “A USF comemora 25 anos do Encontro de Iniciação Científica e se orgulha de manter a tradição, o apoio e o fomento para o avanço da ciência e a geração de todos os benefícios para a sociedade. Nas suas distintas modalidades, que ocorrem simultaneamente com outros três grandes eventos, sendo na pós-graduação, na extensão universitária e nos seminários de estudo do ser humano contemporâneo”, afirmou o Pró-Reitor.
O professor Dilnei, ainda ressalta os desafios e também os diferenciais que o evento oferece a comunidade acadêmica. “Realizar os quatro eventos em conjunto tem seus desafios. Um deles é promover a ambientação entre ensino, pesquisa e extensão, como parte formativa dos nossos estudantes e docentes. Outro desafio é permitir a integração cada vez maior das distintas áreas do conhecimento. E esse é um compromisso cada vez mais presente da USF, estimular a multidisciplinaridade e olhares distintos a respeito da sociedade, da sua diversidade e da humanidade plena de direito e a vivência em coletividade. Um objetivo importante também é possibilitar espaços de troca de experiências, publicações e aprendizagens diversas. Diante de todos esses desafios precisamos ser corajosos e audaciosos”, destacou professor Lorenzi.

Na sequência, o Frei Vitório Mazzuco Filho, Coordenador do Núcleo Pastoral Universitária realizou uma reflexão franciscana na abordagem dos Estudos do Ser Humano Contemporâneo.

O evento contou ainda com a presença da professora Dra. Iara Tescarollo, Coordenadora Institucional da Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão e organizadora do evento, além dos diretores de câmpus, coordenadores, assessores, professores e alunos de diferentes cursos. A palestra de abertura foi proferida pelo pesquisador Dr. Ricardo di Lazzaro que abordou a temática: Empreendendo e Inovando na Universidade.

O encontro teve como objetivo identificar talentos, estimular a produção acadêmica e científica dos estudantes, além de propiciar um cenário de múltiplas experiências no universo da pesquisa. Durante os dois dias foram realizadas palestras da área da saúde, educação, psicologia e empreendedorismo, reunião com avaliadores do CNPq, comunicações orais, sessão de pôsteres, roda de conversa e oficinas práticas. Neste ano, também ocorreu uma oficina para a Construção coletiva da atualização da Política para Extensão da USF, de acordo com as diretrizes para a curricularização da extensão.

Em 2019, o evento contou com 732 inscritos e 320 trabalhos apresentados, 24 avaliadores do comitê interno da USF, 5 avaliadores Ad hc e 5 avaliadores representantes do CNPq. A produção científica pode ser acompanhada através dos Anais 2019 apresentados na forma de e-book, disponibilizado no link https://www.usf.edu.br/E-books/Iniciacao-Cientifica-USF-2019/index.html. Este volume reúne trabalhos de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão; Pós-Graduação; Pesquisas Independentes, frutos do desenvolvimento das atividades realizadas ao longo do ano.

Outro destaque do evento foi a aproximação com professores e alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, por meio da Interação Universidade, Escola, Ciência, organizada por uma equipe multidisciplinar de professores e alunos de graduação e de Iniciação Científica da USF. Ao todo, participaram do evento 241 alunos e 10 professores do Ensino Médio.

A professora Iara Tescarollo, destaca a importância da interação da USF com as escolas da região. “O evento tem tomado uma amplitude que transcende aos muros da Universidade e tem atraído alunos de iniciação científica e pesquisadores de outras instituições de ensino superior, além de escolas públicas e privadas, isso representa o fortalecimento da pesquisa da USF como produtora do conhecimento”, contou a professora.

Para o aluno de iniciação científica Pedro Henrique Dias Garcia, participar do Encontro foi um momento especial de aprendizagem. “O evento representou um lugar único onde estudantes e apaixonados pela pesquisa puderam se reunir e celebrar o conhecimento de tudo que há de novo no campo das ciências das exatas, humanas e biológicas e da saúde”, comentou o aluno.

Para a aluna Thamiris Lopes Moreno, também da Iniciação Científica, o evento superou as expectativas. ‘’A realidade superou o que estava esperando, adorei participar do evento, e colaborar com o mesmo apresentando meu trabalho... eu tenho orgulho de fazer parte da Universidade São Francisco, e todo o conhecimento que adquiri, sou grata a ela!’’, contou Thamiris.