Alunos de Medicina participam do Projeto de Extensão Promovendo a Saúde e o Meio Ambiente

27/05/2019
 Os alunos do 2º semestre do Curso de Medicina realizam semestralmente o Projeto "Promovendo a Saúde e o Meio Ambiente" com os adolescentes das escolas estaduais de ensino fundamental 2 e ensino médio de Bragança Paulista desde o início de 2015. É uma construção intersetorial e participativa entre a disciplina Prática Médica e Sociedade II e a Diretoria Regional de Ensino de Bragança Paulista.

Pressupostos da educação popular em saúde são aplicados pelos futuros médicos nas escolas estaduais através de metodologias ativas e estratégias interativas. As ações priorizam as temáticas de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, que são de interesse comum aos estudantes de Medicina, das escolas estaduais e da Diretoria de Ensino.

É uma estratégia acadêmica diferenciada, criada pelas profas. Estela Gianesella e Beatriz Verri, para o desenvolvimento curricular da disciplina em seus vários objetivos de competências. O seu formato de projeto de extensão intradisciplinar iniciou-se em 2018, após análise e aprovação pelo Núcleo de Extensão Universitária-NEXT/USF, e neste formato já é a 3º turma.

Esta experiência, inovadora no Curso de Medicina, vem responder a várias demandas que o Ministério de Educação recomendou em 2014, como novos cenários de prática, atuação interdisciplinar e intersetorial, formação do médico humanista e em seu papel de educador na promoção da saúde. Como também responde à orientação mais recente, de 2018, para que sejam desenvolvidos projetos de extensão intradisciplinares.
Os resultados do Projeto "Promovendo a Saúde e o Meio Ambiente" vêm sendo relevantes para todos os envolvidos, como mostram as escolas que requerem o retorno da ação nos próximos semestres. Quanto aos futuros médicos, além dos conteúdos das suas temáticas, conheceram as dificuldades e potencialidades dos adolescentes e dos professores de escolas públicas e desenvolveram, na alteridade, o respeito às experiências e ao saber do outro.