Estudante de Enfermagem participa de Congresso Internacional

02/06/2019
Estudante de Enfermagem participa de Congresso Internacional
 Nos dias 18 e 19 de maio, o aluno Maycon Giovani Santana, do Curso de Enfermagem do Câmpus Bragança Paulista participou da quarta edição do Congresso Next Frontiers to Cure Cancer, realizado pelo AC Camargo Cancer Center. O estudante, envolvido com o Programa de Iniciação Científica vinculado a Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, levou um trabalho científico representando a instituição, o programa de pós-graduação e seu curso.

Empenhado na iniciação científica desde o primeiro semestre de graduação, o aluno, que apresentou dados referentes ao uso de novas moléculas de origem natural na terapia antiangiogenica do câncer colorretal, relata acerca da importância do enfermeiro na pesquisa: “É uma área pouco explorada pelo enfermeiro. Ao se graduar, a maioria dos profissionais preferem a enfermagem assistencial. Acredito que o envolvimento do profissional de enfermagem com o paciente traz uma bagagem científica gigantesca. Há uma infinidade de casos vistos de perto pela enfermagem que poderiam ser relatados a partir da visão do enfermeiro, contribuindo com a literatura. A minha intenção é unir as duas coisas e trazer avanços científicos que possibilitem a melhora no prognóstico e bem estar do paciente”.

O Next Frontiers é um dos maiores congressos de oncologia da América Latina. De caráter interdisciplinar, as palestras abordam uma variedade de temas dentro da cancerologia que vão desde a pesquisa básica translacional a avanços cirúrgicos em determinados tumores. O congresso ocorre anualmente e conta com uma vasta gama de palestrantes nacionais e internacionais de instituições de renome mundial.