Alunos de Arquitetura e Urbanismo realizam exposição dos trabalhos de Prática Profissional

18/06/2019
Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco (USF) realizaram a Exposição dos trabalhos de Prática Profissional: Espaço Lúdico nos Câmpus Campinas - Swift, Bragança Paulista e Itatiba.

O trabalho foi elaborado ao longo de todo o semestre, envolvendo as disciplinas de "Desenho e Plástica" e "Prática Profissional: Espaço Lúdico". A Profa. Maribel Nogueira, desenvolveu com os estudantes em Desenho e Plástica, pequenas maquetes conceituais baseadas em contos do italiano Ítalo Calvino em Cidades Invisíveis. Já os alunos do primeiro semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo aprenderam a se aventurar na linguagem do desenho e construção de maquetes, na disciplina de Prática Profissional: Espaço Lúdico em companhia da Profa. Vanessa Boldrini e Profa. Laura Reily, descobriam a cidade e suas particularidades de morfologia, de diferentes usos e ocupações dos espaços públicos.

O exercício proposto às turmas foi desenvolver um equipamento público lúdico, que fizesse com que as pessoas ao andar por aquele espaço tivessem uma interação diferente com ele, que brincassem, que experimentassem o caminhar pela cidade de outra maneira. O desafio foi usar como ponto de partida para o desenho desse espaço as maquetes desenvolvidas a partir dos contos.

Com isso, os estudantes foram confrontados com um exercício que exigia deles um desenvolvimento de conceito e partido do projeto, mas especialmente a experimentação das escalas: a escala urbana, a escala monumental, a escala das pessoas - adultos ou crianças. Tiveram que pensar no usuário e como cada tipo de pessoa se comportaria naquele espaço, qual seria o material mais adequado para aquela forma proposta, como ela melhor se encaixaria no espaço público da cidade.

Durante o semestre os alunos tiveram a oportunidade de participar de um minicurso com o artista plástico Beto de Souza e a arquiteta Lídia Yogui, sócios da empresa de cenografia Boca de Cena Produções Artísticas, que vieram de São Paulo para dividir sua experiência na confecção de maquetes e cenários para filmes e teatro. Os alunos foram apresentados a uma enorme gama de materiais e técnicas para a confecção de suas próprias criações.

Os resultados foram os mais diversos: desde um Pier móvel flutuante para os pescadores do Lago do Taboão em Bragança Paulista, passando por brinquedos na Praça do Matadouro e um caleidoscópio na Praça da Paz em frente ao cemitério municipal, os grupos desenvolveram as mais variadas estratégias e desenhos para mudar a cidade de forma divertida.

O resultado pode ser visto no Câmpus Bragança Paulista no corredor do 1º andar do prédio IV até o dia 19.
No Câmpus Itatiba a exposição começa dia 19 e fica até o final das aulas, no prédio IV em frente às salas da arquitetura.

Histórico de Notícias