01/07/2019

Docentes da USF participam da 6ª Semana de Formação de Professores do STHEM Brasil

As professoras da Universidade São Francisco (USF), Marcia Antônio e Iara Tescarollo marcaram presença na 6ª Semana de Formação STHEM Brasil que ocorreu no mês de maio. Ao todo estiveram presentes 171 professores, de mais de 50 Instituições de Ensino Superior (IES) de 14 estados diferentes que também participaram de workshops com professores da Laspau.

Foram abordados temas relevantes como uso e criação de jogos na educação, análise de dados, inteligência artificial, maker spaces, sistemas adaptativos e uso de tecnologia. O evento contou com a presença do professor David Cohen, da University of Texas, que falou sobre Aprendizagem Baseada em Jogos e Jogos Educacionais. Professora Isabel Hilliger Carrasco, PhD em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Chile concentrou seu tema no uso de ferramentas analíticas para melhoria curricular e garantia de qualidade no ensino superior. Professor Amon Millner – Ollin College trouxe sua experiência sobre “Maker Spaces and the Maker Movement in Education”, na ocasião implementou exercícios colaborativos na construção de um espaço “maker”.

Professor Dale Johnson – Arizona State University (ASU) abordou sobre “Adaptive Instructional Systems: Evaluating and Implementing the Right One (for you)” trazendo à luz importantes discussões sobre práticas de cursos adaptáveis. Seu trabalho trilha um caminho de aprendizado que combina design, engenharia, história e políticas públicas. Professor Adriano Canabarro Teixeira – B-LAB Learning Space e Universidade de Passo Fundo (UPF) abordou o tema “CRIAR NOS FAZ HUMANOS - O poder do digital em nos fazer autores”. Professora Iara Tescarollo destacou sobre a importância em conhecer as tendências em inovação educacional. “Tivemos a oportunidade de desenvolver, aplicar e compartilhar diferentes estratégias e práticas de ensino entre os participantes”. Professora Márcia Antônio acrescentou: “No STHEM Brasil 2019 vivenciamos tendências atuais do ensino superior no mundo e pudemos vislumbrar as oportunidades de aprimoramento das metodologias de ensino, tendo como referencial a tecnologia e a inovação. Após uma semana de intenso trabalho, retornamos à USF com a responsabilidade de compartilhar nossas experiências com os docentes, com vistas à aperfeiçoar ainda mais nossas práticas pedagógicas”.