Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
23/07/2019

Pastoral Universitária e alunos participam da MFJ Rio

Pastoral Universitária e alunos participam da MFJ Rio

Entre os dias 17 a  21 de julho a Pastoral Universitária da Universidade São Francisco (USF) participou das Missões Franciscanas da Juventude da Província (MFJ RIO 2019). Mais de 600 jovens vindo de 5 estados se reuniram no Rio de Janeiro.

Alunos, professores e colaboradores da USF puderam de fato experienciar a prática da missão da Universidade “Produzir e difundir o conhecimento, libertar o ser humano pelo diálogo entre a ciência e a fé e promover fraternidade e solidariedade, mediante a prática da bem e consequente construção da paz”.

Nosso Carisma e Missão é a nossa mística de serviço e não apenas um belo cartaz na parede, a missão da Universidade São Francisco está alinhada com a proposta dessa missão "Profetas do diálogo e do respeito: ternura que acolhe a paz, com o vigor que supera a violência”.

Ao participar da Missão Franciscana da Juventude nove comunidades puderam receber os missionários em uma grande expressão de solidariedade e amor.
Evangelizar é construir pontes para uma educação integral, com métodos fortes, convictos, celebrativos, interativos e simbólicos. Um ícone vale mais do que mil palavras!

Um quadro de dois metros tendo Cristo negro crucificado, foi o ícone representando todos os tipos de preconceito e violência que são cometidos. Evangelizar é ser um cuidador dos desejos e necessidades, assim o primeiro dia das Missões teve como cerne o grito das injustiças sociais. “Parem de nos matar! Foi o pedido dos jovens, com a representação teatral das mortes de jovens nos últimos anos, especialmente a de Marcus Vinícius, de apenas 14 anos, que foi assassinado a caminho da escola, no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Sua mãe, a empregada doméstica Bruna Silva, de 36 anos, emocionou os 600 jovens ao mostrar a camisa ainda ensanguentada do seu filho, guardada como símbolo de resistência a violência.

A Missão foi organizada com a preocupação da sustentabilidade e cuidado com a casa comum em uma consciência ecológica e social, a Cooperativa de Mulheres da Comunidade da Maré, “Maré de Sabores” preparam as refeições nos dois primeiros dias na catedral metropolitana do Rio. A cooperativa preparou refeições naturais, orgânicas e não utilizam nada industrializado. Desse trabalho, tiram a sua subsistência. Também não foi utilizado nenhum tipo de descartável, uma caneca que foi usada em todos o momento, lavada e reutilizada nos cafés e refeições. Os chapéus, que vieram de Cocal, na Bahia”, foram especialmente preparados por mulheres do semiárido brasileiro que fazem parte da Cooperativa Artesãs Filhas do Vento. Trata-se de uma iniciativa nascida no município de Brotas de Macaúbas (BA).

Demonstrando uma ética com princípios cristãos e franciscanos, a missão terminou na Comunidade da Rocinha. Os jovens não esqueceram as lições que aprenderam nos cinco dias que passaram em diferentes realidades nas 9 paróquias franciscanas no Rio de Janeiro. Com bandeiras brancas, subiram em passeata até a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Os alunos partiram para suas casas tendo uma experiência que educar é conduzir para uma saída, veja algum dos depoimentos:

“Na missão pude experimentar a experiência de viver como missionária por cinco dias, onde conheci pessoas incríveis e consegui ver Jesus através do pouco e em uma realidade totalmente diferente da que vivo. Não tenho palavras para descrever a sensação que é participar de momentos como esse, talvez simples, mas que fizeram total diferença em minha vida. Foram dias de muita diversão, paz, conversas, muita oração, aprendizados e de muita união. Conheci culturas diferentes, Cristo no necessitado e aprendi a amar na dor e no pouco também. Tive a oportunidade de entender o carisma franciscano e de provar da mesma graça que eles. É o segundo evento que eu participo da instituição e me encantei pela missão. Pretendo participar mais vezes e buscar novas experiências em eventos relacionados. Sou muito privilegiada por fazer parte de uma faculdade aonde não só posso exercer minha fé nas missas da capela, grupo de oração universitário, mas também participando de eventos externos que a faculdade proporciona como retiros e a missão franciscana da juventude, que até agora, para mim, foi uma das melhores experiências que já vivi. Precisamos falar sobre Francisco!”
Aline Caroline Niza Tilhaqui, aluna do 4º semestre Engenharia Mecânica


"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Coríntios 11:1. A partir deste trecho da bíblia, posso novamente, nas mesmas palavras, comprovar minha experiência e acredito a experiência de todos no Missão Franciscana da Juventude Rio 2019! Agradeço imensamente a todas as pessoas envolvidas, em especial à Pastoral Universitária da Universidade São Francisco, neste momento inesquecível de união, fraternidade e reconhecimento das desigualdades sociais, superadas quando deixamos de lado, nossas vaidades. A PALAVRA CONVENCE, O EXEMPLO ARRASTA! Em vários momentos, nossas ações eram observadas por toda a população vizinha que procurou interagir conosco oferecendo ajuda, atenção e principalmente muito carinho e acolhida, um verdadeiro e autêntico gesto de irmãos que fez brotar o respeito e um diálogo de harmonia”.

Eugênio de Souza Morita, Professor da Engenharia Mecânica da Universidade São Francisco


“Tive a experiência de ser acolhida em uma casa na Baixada Fluminense, a família e todos que lá habitam são simples, mas com o coração enorme para nos acolher com todo amor, eu estive presente na Missão Franciscana da Juventude Rio 2019 com ardor missionário, com o desejo de me abrir a mais uma experiência, me doar a um povo, para que o Senhor fosse cada vez mais conhecido e amado. Foi minha primeira vez nas Missões Franciscanas da juventude e me encantei em poder conhecer a realidade de um povo tão carente, as mídias sujam a imagem do Rio de Janeiro dizendo ser lugar de tráfico, violência… Mas NÃO! É um lugar que precisa de mais amor e Jesus para que haja Paz e Bem, as missões não acabaram, ou melhor, apenas começaram. Quero muito estar presente na próxima Missão em Xaxim-SC; foi extremamente incrível e sou missionária com muito orgulho!
Luana da Silva Sousa, aluna do 2° semestre de Biomedicina


Palavras-chave:
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário
Faça seu comentário
Seu nome
Seu e-mail
Sua mensagem

Código de verificação*


* Campos obrigatórios
Digite o código de verificação*

USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.