31/07/2019

Alunos das engenharias visitam sede do INPE em São José dos Campos

No dia 26 de julho, alunos dos Cursos de Engenharia Química, Mecânica, Computação e Elétrica dos câmpus Swift, Itatiba e Bragança Paulista fizeram uma visita técnica ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos. Sede principal do instituto, a unidade São José dos Campos, ao contrário do que muitos imaginam, não é responsável pela previsão do tempo, mas por atividades ligadas ao projeto e desenvolvimento de satélites.

A visita, coordenada pelo professor Filipe Coelho e da responsável no INPE Rebeka Falcão, contemplou o Laboratório de Integração e Testes (LIT), onde se encontram equipamentos para testes de interferência e compatibilidade eletromagnética, tanto de satélites como de equipamentos de diversos setores industriais.

Neste laboratório são realizados os testes dos satélites do projeto CBERS, resultado da parceria Brasil-China para construção de satélites para sensoriamento remoto. Ainda no LIT, está sendo construído novo satélite da missão Amazônia, cujo objetivo é monitorar o desmatamento da região amazônica.

Recentemente, o INPE realizou a 2ª edição do CubeDesign, competição organizado pelo curso de pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais do INPE e destinada a alunos do ensino médio até a pós-graduação na construção de pequenos satélites.