Docentes do stricto sensu em Ciências da Saúde e Núcleo de Relações Internacionais realizam parcerias com universidades da Europa

19/08/2019
 Com o objetivo de ampliar as parcerias internacionais da Universidade São Francisco (USF) com universidades do exterior, docentes do Programa de Pós Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde, do Curso de Medicina e do Núcleo de Relações Internacionais realizaram missões de trabalho na Suécia, Holanda e Bélgica em julho de 2019. As professoras Michelle Darrieux, Andreia Porcari, Patricia Carvalho, Manoela Ortega e Liz Ponnet, visitaram as Universidades de Lund (Suécia), Groningen (Holanda) e Ghent (Bélgica), que figuram entre as cem melhores universidades do mundo.

As atividades fazem parte do projeto Institucional de internacionalização da USF e conta com o apoio do Núcleo de Relações Internacionais.

Na Suécia, a docente Michelle Darrieux visitou o Department of Translational Medicine – Division of Medical Protein Chemistry, na Lund University, em Malmö. A docente já tem um projeto de colaboração com a universidade intitulado “Unravelling the interaction between Streptococcus pneumoniae and the lectin pathway of Complement System”, anteriormente estabelecido entre as instituições em junho de 2019 e financiado pelo programa SPRINT/FAPESP. No local, a docente realizou experimentos de citometria de fluxo para avaliar a interação da bacteria Streptococcus pneumoniae com ficolinas humanas. O projeto, com duração de um ano, conta ainda com a parceria do Dr Peter Garred, da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, e a docente teve a oportunidade de conhecer seu laboratório.

Na Holanda, University of Groningen, as docentes Andreia Porcari e Patricia Carvalho visitaram o Interfaculty Mass Spectrometry Center onde participaram de reuniões e encontros visando o fortalecimento e a ampliação das colaborações internacionais na pesquisa envolvendo espectrometria de massas. As docentes foram recebidas pelo coordenador do centro, Prof. Dr. Hjalmar Permentier. Foi realizado um workshop com os pesquisadores Prof. Dr.Rainer Bischoff e Prof. Dr.Peter Horvatovich, no qual foi possível discutir parcerias na temática de biomarcadores em câncer. No dia 10 de julho, a Profa. Andréia apresentou o seminário “Mass spectrometry applied to the search for cancer biomarkers in the Brazilian population” para estudantes e professores da universidade holandesa, divulgando os avanços da pesquisa realizada na USF. Na ocasião, a professora Patrícia também participou de um importante evento, 4th International Symposium on Biocatalysis and Biotransformations (BioTrans 2019) e apresentou trabalho de pesquisa desenvolvido por alunos do Programa.

Na Bélgica, as docentes Manoela Ortega e Liz Ponnet, participaram de atividades na Ghent University, parceira da USF desde 2015, com fluxo contínuo de mobilidade acadêmica de alunos e docentes, principalmente dos cursos de Medicina e Fisioterapia. No Department of Neurosurgery, as docentes foram recebidas pelo Prof. Dr. Dirk Van Roost, neurocirurgião, ao qual foi proposto colaboração clínica nos projetos de pesquisa do PPGSS em Ciências da Saúde da USF, em especial nas áreas de epilepsia e glioblastoma. e discutidas as possibilidades de ampliação de intercâmbio de discentes e docentes entre as instituições.

Segundo a coordenadora do Programa, Profa. Patrícia Carvalho, essas ações são oportunidades valiosas para a realização de contatos e parcerias de pesquisa com pesquisadores internacionais. “Oportunidades como essas abrem possibilidades de estudantes do Programa desenvolverem parte de suas pesquisas em centros internacionais renomados. Foram iniciadas as tratativas para firmar o acordo de cooperação com a University of Groningen (Holanda) e ampliação da parceria com Ghent University (Bélgica) ”, ressaltou a coordenadora.