10/09/2019

USF recebe projeto da CPFL Paulista para a instalação de lâmpadas de LED

A Universidade São Francisco (USF), modernizou a infraestrutura de iluminação dos Câmpus de Campinas (Swift e Cambuí) e Itatiba. O projeto de eficiência de energia foi realizado pela CPFL Paulista.

Foram substituídas lâmpadas e luminárias dos prédios pela tecnologia LED, mais durável e eficiente. A expectativa é que a USF possa reduzir em até 29% os seus custos com a conta de luz, o que representa cerca de R$ 121 mil a menos gastos por ano que serão reinvestidos na educação.

A instalação de 4,9 mil lâmpadas de LED possibilitará economia anual, estimada em 242,6 megawatts-hora (MWh). A economia representa um volume suficiente para abastecer cerca de 100 famílias pelo período de um ano, considerando um consumo mensal de 200 kWh por residência.

Além do benefício da redução nas tarifas da Universidade, a iniciativa também contribui para a sustentabilidade ambiental. O menor consumo de energia elétrica evita, por exemplo, o acionamento de usinas térmicas, mais caras e poluentes. A estimativa é que a modernização evite a emissão de 17,9 toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera, o que seria equivalente ao plantio de 108 novas árvores.

Os recursos foram financiados por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).