XXVII Colóquio é promovido pelo CDAPH

13/09/2019
XXVII Colóquio é promovido pelo CDAPH
 No último dia 17 de agosto, na Sala Web da Universidade São Francisco (USF), Campus Bragança Paulista, o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) promoveu o seu XXVII Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre histórias e memórias, que trouxe como tema "Lima Barreto e a Educação: uma leitura d’Os Bruzundangas numa perspectiva decolonial", e como convidado o Prof. Me. Renato Modeneze do Nascimento.

O evento foi precedido de uma performance artística promovida pelo Instituto Entrando em Cena, com a participação dos artistas Nicole Melissa de Carvalho e Gabriel Lucas da Silva. Após, o convidado trouxe reflexões sobre a obra literária Os Bruzundangas, de Lima Barreto, focalizando sua crítica sociocultural e os aspectos educacionais a ela relacionados.

Houve participação de alunos e professores da USF, profissionais liberais e de diversas outras pessoas da comunidade em geral. Quem mediou o evento foi o jornalista, escritor e crítico literário Oswaldo de Camargo, que é nascido em Bragança Paulista e escreve sobre a literatura negra no Brasil.