Alunas da USF participam de intercâmbio no México

05/08/2013
Alunas da USF participam de intercâmbio no México
Entre vários candidatos, as alunas Ana Flávia Fumache Romanin (19) e Fernanda Cardoso (26) - dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Campus Itatiba, respectivamente - foram selecionadas para participar, neste semestre, de um programa de intercâmbio na Universidad Marista de Mérida (UMM).

Ao todo, desde 2008, a Universidade São Francisco (USF) enviou mais de 50 alunos para o exterior. Os números são resultado de diversos convênios que a instituição, por meio do Núcleo de Relações Internacionais (NRI), possui com universidades na Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Espanha, México e Portugal, além do Programa Ciência sem Fronteiras.

De acordo com o coordenador do NRI, o Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto, nos últimos anos houve um crescimento no número de estudantes que buscam oportunidades no exterior. "A experiência de estudar e morar em outro país, além de agregar um valor inestimável à formação profissional, contribui também para o crescimento pessoal do estudante", afirma.

NRI

O NRI é o responsável por divulgar os programas de intercâmbio e as oportunidades de estudo no exterior, conveniados ou não com a USF. Entre os convênios privados, a USF oferece opções para cursos de férias, participação em semestres acadêmicos ou, até mesmo, as chamadas graduações sanduíche, em que o aluno cursa três anos em sua universidade de origem e o último ano no exterior. Pelo governo federal, os alunos podem participam do programa Ciências Sem Fronteiras, que em 2013, já selecionou nove alunos da instituição.