Gestores da USF promovem encontro de abertura do 2º semestre

30/08/2013
Gestores da USF promovem encontro de abertura do 2º semestre
Para iniciar o segundo semestre de 2013, a Universidade São Francisco (USF) promoveu um encontro com coordenadores de curso, coordenadores de núcleo, assessores administrativos, diretores e pró-reitores. O evento teve início com a palavra da diretora do Campus Campinas, Profa. Luciana Parada, desejando boas-vindas a todos os presentes. Na sequência, o discurso ficou a cargo do Prof. Jorge Apóstolos Siarcos, diretor da entidade mantenedora da USF.

Prof. Jorge destacou a importância da USF e da FAE pertencerem à mesma entidade - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - e compartilharem os mesmos valores e propósitos na Educação superior do país. Destacou também a evolução que a USF vem mostrando ao longo dos últimos anos, além de reforçar o pedido feito pela mantenedora: que os trabalhos realizados pelas duas instituições, tanto na área pedagógica como na área administrativa, sejam somados, otimizados e mais prósperos por meio da troca de experiências e união de esforços em prol de um objetivo comum - oferecer uma educação de qualidade com um diferencial ético e humano.

Prof. Hector Edmundo Huanay Escobar, reitor da USF, apresentou as ações estratégicas e os resultados acadêmicos e administrativos conquistados pela Universidade no período 2010 a 2013. Entre outros aspectos, explanou sobre o contexto atual da USF no cenário do Ensino Superior Brasileiro destacando o seu crescimento.

Em sua apresentação, o reitor elencou também as principais ações que permitiram com que a instituição encarasse os desafios acadêmicos e administrativos com sucesso, sendo: o crescente aprimoramento do ensino de graduação, voltado para a formação integral e a inserção profissional dos egressos no mercado de trabalho; o zelo pela sustentabilidade econômica da USF que fez com que a universidade buscasse de forma criativa soluções e inovações que fortaleceram a sua presença nas regiões onde está inserida; a construção de uma gestão moderna e dinâmica, capaz de responder às demandas no ritmo em que se apresentam e o comprometimento com a missão e os valores franciscanos, a serviço da educação de qualidade e do desenvolvimento humano integral; o reposicionamento da universidade, com novos cursos, novos preços e nova marca também contribuíram para mudar a imagem que a instituição refletia para o mercado. "Hoje começamos a colher os frutos e temos alcançado um crescimento significativo e superior à média das IES do Brasil", finalizou o reitor da USF.

Frei Nilo Agostini, coordenador da Pastoral Universitária da USF também enriqueceu o evento com sua apresentação, focada no tema "Modo Franciscano de ser em um Ambiente Educacional". O Frei ressaltou que educação é a principal forma para o crescimento intelectual e acrescentou que é muito importante a postura franciscana na educação. "Uma Pastoral da Universidade leva à comunhão e à participação, respeitando a liberdade do ser humano, sem ser manipuladora. Alia liberdade com responsabilidade, atuando como libertadora, enquanto educa sujeitos, conscientes de seu papel e de seu lugar na história, sendo agentes na comunidade e muito bem inseridos na sociedade", finalizou Frei Nilo.

Encerrando o encontro, que aconteceu no Espaço Gourmet do Campus Campinas - Unidade Cambuí, foi oferecido um coquetel elaborado pelo curso de Gastronomia da USF, no qual todos os participantes puderam confraternizar e refletir sobre os temas abordados para, assim, iniciar os trabalhos, motivados e alinhados com as premissas da instituição.

Histórico de Notícias