Logo da USF - Universidade São Francisco

logo usf
logo usf
04/09/2013

Chanceler da USF pede adesão à Vigília pela Paz convocada pelo Papa Francisco

Chanceler da USF pede adesão à Vigília pela Paz convocada pelo Papa Francisco

"ATENDAMOS AO APELO DO PAPA FRANCISCO"

"Na verdade, todo o tema de suas palavras [de Francisco] visava a extinguir as inimizades e a reformar os pactos de paz. O seu hábito era sujo, a pessoa desprezível, e a face sem beleza; mas Deus conferiu tanta eficácia às suas palavras que muitas famílias dos nobres, entre as quais o furor desumano de antigas inimizades eclodira em muito derramamento de sangue, foram levadas de novo ao pacto de paz" (Frei Tomás de Spalato, frade dominicano, 1222).

Estimados confrades e demais irmãos e irmãs,

Paz e Bem! É com o espírito cheio de esperança e profundamente comovido pelo apelo do Papa Francisco durante a Oração do Angelus no último domingo que venho, humildemente, exortá-los a aderir com empenho e entusiasmo ao apelo do Santo Padre, que se dirigiu à Igreja e à humanidade nos seguintes termos:

Por isso, irmãos e irmãs, decidi convocar para toda a Igreja, no próximo dia 7 de setembro, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro, e convido também a unir-se a esta iniciativa, no modo que considerem mais oportuno, os irmãos cristãos não católicos, aqueles que pertencem a outras religiões e os homens de boa vontade. (Papa Francisco. Angelus, 02/09/2013).

De forma prática e concreta, peço que haja uma mobilização em torno do tema, com ações que marquem a data, em nossas celebrações, aulas, participações em programas de Rádio e TV, espaços na internet e nas redes sociais, ações litúrgicas e reuniões durante esta semana, até o domingo, inclusive. Ainda em seu pronunciamento, o Papa se comprometeu:

No dia 7 de setembro, na Praça de São Pedro, aqui, das 19h00min até as 24h00min, nos reuniremos em oração e em espírito de penitência para invocar de Deus este grande dom para a amada nação síria e para todas as situações de conflito e de violência no mundo. A humanidade precisa ver gestos de paz e escutar palavras de esperança e de paz! Peço a todas as Igrejas particulares que, além de viver este dia de jejum, organizem algum ato litúrgico por esta intenção. (Papa Francisco. Angelus, 02/09/2013).

Apesar da exiguidade do tempo para tal, recomendo que, em todas as nossas presenças evangelizadoras, busquemos atender com prontidão à convocação do Pontífice. Em São Paulo, já estamos articulando, a partir de nossas Frentes de Evangelização, a realização de uma Celebração Ecumênica na tarde do sábado, dia 07 de setembro, e também a produção de uma Programação Especial de Oração pela Paz, que vai ao ar das 15h às 16h, pela Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese de São Paulo. Recordo também que, tradicionalmente, no dia de 07 de setembro, ocorre o Grito dos Excluídos, que, neste ano, tem o tema Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular, com o qual também desejamos estar em comunhão.

Tenho total confiança na criatividade e no Espírito de comprometimento com o Reino que os impulsionam e é por este motivo que lanço o desafio. Na qualidade de seguidores e seguidoras de Francisco e Clara, temos total certeza de que a missão evangelizadora passa necessariamente pela promoção e pelo cultivo da paz.

"Bem aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. São verdadeiramente pacíficos aqueles que, por tudo o que sofrem neste mundo, conservam a paz na alma e no corpo por amor de Nosso senhor Jesus Cristo" (S. Francisco, Adm, 15).


E ainda:
"Como saudação, o Senhor me revelou que disséssemos: o Senhor te dê a paz" (Test, 23).

Neste momento crítico pelo qual passa o nosso planeta, é preciso que façamos de nossas vidas um anúncio vivo do Evangelho da Paz. Na certeza de poder contar com o apoio de irmãos e irmãs tão ativos e comprometidos, subscrevo-me, invocando ao Senhor da Paz generosas bênçãos por intercessão de São Francisco e Santa Clara.

Fraternalmente,
São Paulo, 04 de setembro de 2013.

Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM
Ministro Provincial


Palavras-chave:
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar esta notícia!
faça seu comentário
faça seu comentário
Seu nome
Seu e-mail
Sua mensagem


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.