USF recebe intercambistas por meio da IFMSA

21/02/2014
USF recebe intercambistas por meio da IFMSA
O Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) recebeu no mês de janeiro cinco alunos estrangeiros de Medicina provenientes do Peru, Chile, Eslovênia; e dois de intercâmbio nacional vindos do Ceará e Piauí. Os alunos iniciaram as atividades no dia 03 de fevereiro nas dependências da Instituição.

Os intercambistas ficarão na USF até o início de março. Durante esse período, participarão de aulas em laboratórios no Campus e no HUSF, supervisionados por docentes do curso e acompanhados de um aluno tutor com domínio do idioma inglês.

Essa iniciativa é realizada por meio do convênio firmado entre a USF e a International Federation of Medical Students Association (IFMSA), que visa promover intercâmbios médico-acadêmicos aos alunos de Medicina.

O convênio entre a IFMSA e a USF existe desde 2009 e tem possibilitado aos alunos de Medicina da instituição realizar estágio clínico ou de pesquisa durante as férias em universidades renomadas no exterior, ao mesmo tempo em que a USF também recebe estudantes estrangeiros de diversos países para essa prática.

Entre julho de 2013 e janeiro de 2014, por meio do mesmo convênio, 19 alunos do curso de medicina tiveram a oportunidade de fazer um intercâmbio médico- acadêmico em renomadas universidades estrangeiras em países como: Espanha, Suécia, Portugal, República Tcheca, Grécia, Croácia, Japão, Polônia, Egito, México e Romênia.

“Esta parceria com a IFMSA oferece aos alunos a oportunidade de crescimento acadêmico, profissional e cultural, aprimorando não só o conhecimento da realidade médica e social global, bem como, se tornando um profissional mais completo e humanizado, com aptidão para se comunicar e relacionar com povos de outros países e culturas”, finaliza a Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais, Professora Cristiane Suarez.