USF promove palestra com coach renomada na área esportiva

20/05/2014
USF promove palestra com coach renomada na área esportiva
A Universidade São Francisco (USF), por meio do Departamento de Relações Institucionais (DRI) e em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), promoveu, no dia 14 de maio, a palestra “Exercício de Liderança e Gestão: Como auxiliar líderes na gestão de pessoas e equipes excelentes”, no Campus Campinas – Unidade Swift.

A palestra foi ministrada pela psicóloga e coach Suzi Fleury. Reconhecida por atuar com atletas de alto desempenho, a palestrante demonstrou que não há diferença entre o meio empresarial e as competições esportivas quando se trata de atingir metas. Na ocasião, Suzi abordou os atributos característicos dos grandes líderes, como diminuir vulnerabilidades e melhorar o desempenho, além de técnicas para resolução de problemas, entre outros assuntos relativos à gestão.

De acordo com a palestrante, o exercício da liderança está cada vez mais desafiador, pois o gestor, atualmente, precisa apresentar melhores resultados com equipes mais enxutas. “Lideres não nascem, eles são formados. Não importa o nível de formação, sempre há uma oportunidade de se aprofundar. É importante identificar quais são as características de um grande gestor, fazer uma reflexão de como você se encontra neste momento e buscar se desenvolver. O que faz com que a gente evolua são os ajustes. Buscar melhorar sempre é a essência da excelência”, observou.

Para a gerente da regional de Campinas da ABRH, Roberta Nunes Barbosa, que também esteve presente na palestra, disciplinas relativas a empreendedorismo e gestão de pessoas deveriam ser obrigatórias nas universidades, pois o diferencial de cada empresa não está no maquinário, mas nas pessoas. “Quanto mais o estudante puder fazer estágio e trabalhar como voluntário no período da faculdade, mais ele vai ter o que falar em uma entrevista de emprego. Ele vai poder demonstrar que ele tem capacidade e, principalmente, iniciativa e criatividade”, ressaltou.

Segundo o coordenador do DRI e do Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP), João Victorino de Souza, a relação da USF com as empresas deve ser cada vez mais próxima, com a realização de eventos e projetos conjuntos, permitindo com isso que a realidade corporativa seja parte integrante do universo acadêmico. “Por meio do NEP, as empresas disponibilizam vagas de estágio e emprego, gerando oportunidade de trabalho para nossos estudantes, além de oferecer estímulo para aproximá-los da realidade do mercado que irão atuar”, pontuou.

A USF desenvolve diversas ações em parceria com a comunidade empresarial, desde evento, projetos de pesquisa, salas de aulas “patrocinadas” com a marca da empresa parceira e treinamentos empresariais direcionados às áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Tecnológicas. “O conceito de parceria é algo forte e institucionalizado na USF. Atuamos em parceria com instituições renomadas no mundo, dentre elas, a ESADE de Barcelona, a NOVA de Portugal, com projetos e programas empresariais, incluindo cursos, estudos e visitas internacionais”, ressaltou.