Alunos e Professores da USF apresentam trabalhos em Congresso na Alemanha

04/08/2014
Alunos e Professores da USF apresentam trabalhos em Congresso na Alemanha
Se para alguns o mês de julho é período de férias, para outros é hora de mais estudo. Entre os dias 5 e 8 de julho, alunos e professores da Universidade São Francisco (USF) participaram do "23º Biennial Congress of the European Association for Cancer Research”, em Munique – Alemanha. O evento foi realizado pela European Association for Cancer Research (EACR) e é considerado o maior congresso em pesquisa de câncer em toda a Europa.

O aluno de doutorado, Ms. Guilherme Chohfi de Miguel, o Prof. Ms. José Ricardo Scalise e o professor e aluno de mestrado, Daniel de Castilho, apresentaram, no evento, trabalhos realizados durante os estudos na USF, tais como: "Photodynamic Therapy as na option for Osteosarcoma", "Relationship between oxidative DNA damage and p53 mutation in colorectal adenoma and adenocarcinoma" e "Therapeutic response of modified rutin (Q3G) in animal model of human adenocarcinoma colon".

A pesquisa apresentada pelo aluno Guilherme Chohfi de Miguel, também está vinculada à Universidade de Coimbra – primeira universidade de Medicina do mundo. Ele contou com a colaboração da Profª. Maria Filomena Botelho, da universidade portuguesa.

“Trabalhos Científicos apresentados em congressos internacionais desse porte denotam o nível respeitável das pesquisas realizadas em nossa instituição e incentivam nossos alunos a continuar trilhando o caminho da pesquisa”, declara a professora de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, Denise Gonçalves Priolli.

Os trabalhos enviados ao EACR passam por rigorosa avaliação da comissão científica e já é a segunda vez que a USF é selecionada para participar de congressos da EACR ou de sociedades afiliadas.

As pesquisas realizadas pelos alunos e professores da USF recebem subsídios oriundos da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “Para a USF é essencial incentivar a prática da pesquisa aos alunos, desde a Iniciação Científica na graduação. Assim, torna-se nacionalmente e internacionalmente conhecida, gerando novas parcerias renomadas no ramo da pesquisa”, finaliza a Profª Denise Priolli.