USF recebe o selo de Instituição Socialmente Responsável

02/02/2015
USF recebe o selo de Instituição Socialmente Responsável
 A missão da Universidade São Francisco (USF) em sempre contribuir para o desenvolvimento humano e social foi reconhecida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A Universidade foi contemplada com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, reconhecendo a participação na campanha “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”, de 2014.

O reconhecimento se deve às atividades de extensão desenvolvidas pelos alunos do Curso de Medicina, no projeto Sensibilizarte e na II Feira de Saúde no Terreiro, ambas feitas em parceria com a International Federation of Medical Students Association (IFMSA). Para a Coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Luciana Rita Stracialano Parada, as atividades ressaltam a missão franciscana e reconhece o trabalho realizado pelos estudantes no compromisso de ajudar ao próximo. “O Selo reconhece o trabalho realizado como parte da nossa missão e, quando atende um anseio da sociedade em oficializar essa prática, nos sentimos ainda mais comprometidos com as ações sociais. Estamos, legitimamente, engajados com o ensino responsável”, afirmou a coordenadora.

A II Feira de Saúde no Terreiro foi realizada no Ginásio Francisco Virgílio, no bairro Vila Garcia, em Bragança Paulista. Reuniu 197 alunos do curso de Medicina da USF, os quais realizaram ações de promoção à saúde e prevenção de doenças para a população adepta ao Candomblé, a qual muitas vezes é carente de orientações dos profissionais de saúde. O serviço também foi aberto à população local.

O SENSIBILIZARTE é um projeto que ocorre, todas as tardes de domingo, no HUSF, envolvendo 50 alunos do Curso de Medicina. São desenvolvidas atividades que permitem a humanização do ambiente hospitalar e dos profissionais de saúde, por meio da arte. Entre as frentes que são trabalhadas estão musicoterapia, arteterapia, palhaçoterapia e contação de histórias. As atividades acontecem nas áreas principais do hospital, como a Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica e Ginecologia e Obstetrícia.

Histórico de Notícias