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Pesquisa

Iniciação à Pesquisa

Iniciação à Pesquisa

Perguntas frequentes - Alunos

Clique sobre o assunto de seu interesse para saber mais:

1) O que é o Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão da USF?

 A USF conta com um Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (PICITExt) voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Esse programa tem como objetivos contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, qualificar alunos para os programas de pós-graduação Stricto Sensu. Também permite complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional do aluno participante, formar recursos humanos para o fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa, autônoma e empreendedora na sua comunidade.

2) O que é NPA e qual o contato?

 Núcleo de Pesquisa Acadêmica - NPA - é responsável por fomentar, regulamentar e avaliar a pesquisa acadêmica no âmbito da UAF. Ele é responsável, também, por fomentar os projetos de iniciação cientifica, cuja seleção acontece anualmente por meio de editais específicos. O contato do NPA é: pesquisaacademica@usf.edu.br.

3) Quais os programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão existentes na USF?

 Na USF existem os programas:
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq – com verba orçamentária concedida pelo CNPq.
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Científica – PIBIC/CNPq, com verba orçamentária concedida pelo CNPq.
  • Programa de Bolsa-Auxílio de Iniciação à Pesquisa Científica,Tecnológica e Extensionista (PROBAICITExt/USF), com verba orçamentária da Universidade São Francisco.
  • Programas externos à Universidade São Francisco, com verba orçamentária concedida por órgãos de fomento públicos ou privados.
  • VOLUNTÁRIOS - uma modalidade de participação em Iniciação Científica sem o recebimento de bolsa.

4) Onde eu posso encontrar as Normas, Regulamentos e Formulários dos programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão existentes na USF?

 As Normas dos Programas de Iniciação científica e/ou iniciação tecnológica estão disponíveis em Normas e Pesquisa no site da USF.

5) Quais requisitos eu devo observar para participar dos programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão existentes na USF?

 Os requisitos necessários para o aluno se candidatar a orientando no PICITExt são divulgados por meio de editais próprios, porém destacam-se as principais exigências:
  • estar regularmente matriculado em curso de graduação;
  • apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico – CRA igual ou superior a 6,5, considerando-se, para os alunos ingressantes, as notas parciais;
  • não ter pendência financeira junto à instituição; ser selecionado e indicado pelo orientador;
  • ter plano de trabalho elaborado junto com orientador e dentro dos padrões previstos em edital;
  • ter tempo para realizar as pesquisas de acordo com o cronograma previsto;
  • disponibilidade para participação do Encontro de Iniciação Científica;
  • entregar relatórios parciais e finais dentro do período estipulado;
  • e finalmente ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

6) Como eu devo proceder para me inscrever em um dos programasdo PICITExt/USF?

O primeiro passo é consultar os Projetos de Pesquisa vigentes no site e selecionar aquele de interesse. Posteriormente, procurar o professor responsável ou coordenador do projeto de pesquisa para saber de sua disponibilidade para orientação de alunos.

Caso a possibilidade se confirme, o aluno deve elaborar seu Plano de Trabalho em conjunto com o orientador (e coorientdor se for o caso), devendo este, estar vinvulado ao Projeto de Pesquisa deste mesmo orientador.

O professor orientador é responsável pelo cadastro e inscrição do aluno interessado em participar do PICITExt/USF. É interessante que você procure um professor que domine o conteúdo ou tema de seu interesse e vocação. Lembre-se que o professor orientador é aquele que irá conduzir você à correta iniciação científica, mostrando-lhe os caminhos da pesquisa, como solucionar problemas, como estudar, como pesquisar; enfim, será seu tutor nesse processo de aquisição de conhecimentos.

7) Como proceder se eu elaborar o Plano de Trabalho junto com o professor orientador e ele não me cadastrar ou me inscrever para o PICITExt?

 O NPA não se posiciona em relação aos acordos informais estabelecidos entre alunos e orientadores.

8) Qual a diferença entre Projeto de Pesquisa e Plano de Trabalho?

Projeto de pesquisa: é o projeto que o professor apresenta por meio de edital institucional destinado à inscrição de Projetos de Pesquisa da Universidade São Francisco, em datas pré-estabelecidas e que são divulgados no site. Neste Projeto o professor pode prever as respectivas orientações de iniciação científica, tecnológica ou extensão para o período de um (01) ano.  ATENÇÃO: A cada edital anual,o professor deverá fazer nova inscrição, mesmo que continue suas pesquisas,porém, desenvolvendo outras etapas do mesmo Projeto.

Plano de trabalho (do aluno): é o direcionamento que especifica em que e como o aluno irá trabalhar dentro do projeto do professor. Cada aluno deve ter um plano de trabalho único, detalhado, individualizado e com o respectivo cronograma de atividades, ou seja, o professor não pode atribuir a dois alunos o mesmo plano de trabalho. Por Plano de Trabalho, entende-se um Projeto de Pesquisa menor, derivado do Projeto de Pesquisa proposto pelo professor. Cada Plano de Trabalho deverá conter TÍTULO, OBJETIVO(S), MATERIAIS E MÉTODOS/METODOLOGIA, CRONOGRAMA próprios ao Plano, possível de ser executado pelo aluno durante a vigência do Edital, ou seja, um (01) ano.

9) Como faço para concorrer às bolsas?

Você deve participar do processo seletivo realizado através do edital que fixa critérios para a seleção de alunos. O professor escolhido para ser orientador é responsável pelo cadastro e inscrição do aluno interessado em participar do PICITExt/USF. A bolsa é concedida aos alunos de acordo com a classificação seguindo a dinâmica de seleção que considera:
  • o mérito técnico-científico do projeto de pesquisa e/ou extensão do candidato a orientador;
  • a viabilidade técnica e financeira de execução da pesquisa;
  • o perfil do candidato a orientador (e coorientador, se for o caso);
  • o perfil do candidato a orientando (desempenho acadêmico);
  • plano de trabalho e sua inserção no projeto de pesquisa e/ou extensão do candidato a orientador;
  • a produção científica do aluno (se houver).
ATENÇÃO: Para os planos de trabalho vinculados aos projetos de pesquisa e/ou extensão são considerados: a relevância social, econômica e política da questão a ser tratada; a interação com as políticas sociais; as possibilidades de parcerias para a efetivação e sustentabilidade das ações; os resultados esperados com os indicadores de avaliação.

10) Posso ter vínculo empregatício e concorrer às bolsas de Iniciação Científica?

 Os programas com verba orçamentária concedida pelo CNPq (PIBITI/CNPq e PIBIC/CNPq), não permitem vínculo empregatício e exigem maior tempo de dedicação do aluno. O Programa de Bolsa-Auxílio de Iniciação à Pesquisa Científica,Tecnológica e Extensionista (PROBAICITExt/USF), com verba orçamentária da Universidade São Francisco, permite vínculo empregatício, entretanto,tanto bolsistas como voluntários devem discutir com o orientador a carga horária a ser cumprida para que os objetivos estabelecidos no plano de trabalho sejam alcançados.

11) Quantas bolsas são oferecidas?

 O número de bolsas oferecidas para cada programa é divulgado anualmente mediante os editais publicados dentro do PICITExt/USF.

12) Como é o processo de avaliação e de julgamento?

 As propostas são analisadas pelo um Comitê Institucional do PICITExt e pelo Comitê Externo, consultores ad-hoc, PROEPE e PROAP. A seguir estão alguns motivos de desclassificação:
a) descumprimento do edital;
b) inadequação do Plano de Trabalho aos objetivos do Programa de Iniciação Científica, Tecnológicae de Extensão;
c) insuficiência do plano de trabalho;
d) planos de trabalhos iguais para diferentes candidatos;
e) falta de dados e documentação;
f) Planos de Trabalho ou Projetos que não se refiram aos Editais PROEPE/PROAP publicados no ano vigente.

13) Meu Plano de Trabalho não foi aceito. Como e qual o período para requerer reconsideração?

 As solicitações de reconsideração deverão ser feitas pelo professor orientador,mediante requerimento pelo e-mail pesquisaacademica@usf.edu.br explicitando os motivos para tal solicitação, dentro dos prazos estipulados em edital.

14) Fui classificado(a) como bolsista, como proceder para efetivar minha participação na IC?

 Acessar o site da USF para gerar o Termo de Compromisso do Aluno. Este termo deverá ser preenchido com os dados solicitados e entregue para o orientador assinar, incluindo uma testemunha. Após assinatura do Termo de Compromisso o mesmo deverá ser enviado para o Núcleo de Pesquisa Acadêmica para o Núcleo de Pesquisa Acadêmica por email (documentos digitalizados) junto com o Termo de Compromisso do Professor que seguirá procedimento semelhante. Nesta ocasião é muito importante aluno e orientador observarem os prazos de entrega destes documentos e que estão previstos no edital em questão. Os planos de trabalho selecionadose as atividades de pesquisa e/ou extensão a eles vinculadas somente poderão ser executados pelo aluno após assinatura de Termo de Compromisso por todos os executantes.

15) Fui classificado(a) como bolsista, posso receber a bolsa por qualquer banco?

Depende: Se a Bolsa de Iniciação Científica for concedida através dos Programas do CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq ou Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Científica – PIBIC/CNPq), estas são pagas somente pelo Banco do Brasil. A conta ainda deverá ser:
  • individual (não pode ser conta conjunta);
  • corrente (não pode ser conta poupança, nem conta corrente/poupança e nem conta salário);
  • a conta corrente deverá ser em nome do aluno.
  • Se a modalidade da bolsa for do Programa de Bolsa-Auxílio de Iniciação à Pesquisa Científica,Tecnológica e Extensionista (PROBAICITExt/USF), esta poderá ser paga por qualquer banco, entretanto, deverá ser:
  • individual (não pode ser conta conjunta);
  • corrente (não pode ser conta poupança nem conta salário) e em nome do aluno.

16) Não fui classificado(a) como bolsista, mas sim como voluntário(a) como proceder?

 Caso tenha interesse em participar como aluno(a) voluntário(a), acessar o site para gerar o Termo de Compromisso do Aluno. Este termo deverá ser preenchido com os dados solicitados e entregue para o orientador assinar, incluindo uma testemunha. Após assinatura do Termo de Compromisso o mesmo deverá ser enviado para o Núcleo de Pesquisa Acadêmica por email (documentos digitalizados) junto com o Termo de Compromisso do Professor que seguirá procedimento semelhante.

17) Quais são as obrigações dos alunos bolsistas e voluntários?

As obrigações dos alunos bolsistas e voluntários sempre estarão descritas em edital. Compete ao orientando:
  • elaborar e enviar, por meio da plataforma, um relatório parcial, referente ao desenvolvimento da primeira etapa da pesquisa, até 10 de dezembro do ano de início da pesquisa;
  • elaborar e enviar, por meio da plataforma, um relatório final, até 10 de junho do ano seguinte ao início da pesquisa;
  • apresentar os resultados semestrais e/ou anuais da pesquisa em forma de painéis e/ouexposições orais em eventos científicos, sendo obrigatória a sua participação no evento deIC, IT e de Extensão da USF;
  • fazer referência à sua condição de participante bolsista PROBAICITExt/USF, PIBIC/CNPq,PIBITI/CNPq, participante de outro programa financiado por órgão público ou privado oucomo voluntário do PICITExt (para o caso dos orientandos não bolsistas), em todas aspublicações e trabalhos apresentados.
Em caso de desistência, solicitar o cancelamento da bolsa (alunos bolsistas) ou de participação (alunos voluntários), por meio de formulário próprio fornecido pelo NPA, disponível em Normas e Portarias.

18) Qual o prazo mensal para o pagamento das bolsas?

 O pagamento das bolsas é sempre feito até o 10º dia útil do mês seguinte ao de referência. Por exemplo: se seu primeiro mês de vigência foi agosto, receberá a primeira parcela (referente a agosto) até o 10º dia útil de setembro.

19) Qual a carga horária que devo cumprir?

 Não há nas normas do programa e orientação sobre este assunto. Tanto bolsistas como voluntários devem discutir com seus orientadores a carga horária a ser cumprida para que os objetivos estabelecidos no plano de trabalho sejam alcançados.

20) Há um modelo para elaboração de projeto, plano de trabalho, relatório parcial e final?

 Sim, todos os modelos (com orientações para elaboração) estão disponíveis na página de Pesquisa no site da USF.

21) Não poderei participar do Encontro de Iniciação Científica. O que devo fazer?

 Caso não possa participar, é obrigatório o envio de justificativa de ausência (modelo disponível na página de Pesquisa no site da USF, COM DOCUMENTO COMPROBATÓRIO) até uma semana antes do evento, exceto para ausência por motivos imprevisíveis. Mesmo sabendo que não apresentará no evento, o aluno ativo no Sistema de Iniciação Científica possui obrigação de submeter o resumo, conforme o programa do Encontro de Iniciação Científica. A não submissão de resumo pelo aluno acarreta inadimplência para ele e para seu orientador. Tais inadimplências podem comprometer a participação no edital do próximo ano.

22) Como solicito certificado de participação na Iniciação Científica?

 Envie um e-mail para: pesquisaacademica@usf.edu.br com os seguintes dados:
Nome completo:
Nome completo do orientador: (dispensado no caso de certificado de monitoria)
Ano do edital em que participou / ano do EVINCI/EINTI:
Qual tipo de certificado precisa (de participação, apresentação, 1° lugar ou monitoria):
O certificado será enviado a você em resposta ao seu e-mail.

23) Como faço para renovar minha bolsa?

 Não há renovação.Todo processo de inscrição deve ser efetuado novamente a cada ano/Edital. Caso você queira continuar sua pesquisa, converse com seu orientador, juntos poderão escrever um novo plano de trabalho contemplando uma nova etapa do Projeto de Pesquisa do orientador, diferente do Plano de Trabalho apresentado durante o período de sua participação.

24) Posso fazer duas Iniciações Científicas ao mesmo tempo?

 Não. Mesmo que deseje fazer uma Iniciação com bolsa remunerada e outra Voluntária ou duas em uma mesma condição de remunerada ou Voluntária, não será possível.

25) Quem controla a minha frequência (carga-horária)?

 Seu orientador.

26) Estou tendo problemas com meu orientador, o que devo fazer?

 O aluno é aconselhado a manter contato com o professor orientador durante o desenvolvimento do projeto. Caso haja dificuldade na realização do mesmo, o próprio professor orientador deverá esclarecer o aluno sobre suas dúvidas, ou encaminhá-lo a procurar a solução na literatura pertinente ou utilizando outras fontes de consulta.

27) Perdi o prazo para envio de relatório o que devo fazer?

 Enviar e-mail para pesquisaacademica@usf.edu.br solicitando autorização para entrega do relatório fora de prazo, anexar um documento com as justificativas sendo que este deverá ser assinado pelo aluno e professor orientador. Se após análise houver deferimento favorável, o relatório deverá ser entregue imediatamente ou serão aplicadas as sanções descritas no Termo de Compromisso (cancelamento e restituição integral da bolsa com as devidas atualizações e o não recebimento do certificado para todas as modalidades).

28) Quem envia os relatórios?

 Os relatórios Finais e Parciais deverão ser enviados pelos ALUNOS de IC ou IT via plataforma, nas datas estipuladas em Editais. Antes de enviar estes relatórios, solicitar o parecer e assinatura do Professor Orientador. Os relatórios serão encaminhados automaticamente pelo sistema para o parecer da Comissão de Iniciação Científica e Tecnológica da USF. A orientação é que os bolsistas e voluntários de pesquisa de IC e IT preparem o relatório antes dos prazos estipulados e peçam revisão de seus orientadores, prevenindo assim problemas de emissão ou outras dificuldades de entendimento que impeçam o cumprimento do prazo estabelecido. Mais Informações você pode encontrar em: Normas e Portarias.

29) Meu relatório foi reprovado o que devo fazer? Quais sansões implicadas?

 Os relatórios serão avaliados até aprovação final ou, se reprovados, serão emitidas as justificativas de reprovação incluindo prazo de 15 dias para adequação. Caso contrário, serão aplicadas as sanções descritas no Termo de Compromisso (cancelamento e restituição integralda bolsa com as devidas atualizações e o não recebimento do certificado para todas as modalidades).

30) Eu gostaria de convalidar as horas complementares referentes aos meus dois anos de iniciação cientifica (PIBITI/CNPq), para isso, necessito de uma declaração.

 O certificado de participação no Programa de Iniciação Científica e Tecnologica, você deverá solicitar através do Requerimento Geral no USFConect, porém neste certificado não constam as horas de participação, pois é o orientador quem faz este controle. Você deverá solicitar ao seu orientador a declaração contendo as horas de participação efetiva no desenvolvimento do projeto.

31) Quero saber se a Iniciação Científica pode ser utilizada para convalidar horas de Estágio e Atividades Complementares?

 A possibilidade de a Iniciação Científica ser utilizada para convalidar horas de Estágio e Atividades Complementares dependerá do regulamento que norteia essas questões dentro do curso ao qual o aluno está vinculado, logo, cabe às coordenações de curso, mediante consulta de seus Projetos Pedagógicos de Curso, Regulamentos de Estágio e de Atividades Complementares, avaliarem se existe essa possibilidade.

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