handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Meio Ambiente


Categoria
Projetos PICITExt 2016-2017

Título: AVALIAÇÃO COMPARATIVA ENTRE A DEGRADAÇÃO ELETROQUÍMICA DO CORANTE REATIVO TÊXTIL BLUE 19, VIA OXIDAÇÕES DIRETAS (ANÓDICA) E OXIDAÇÕES INDIRETAS (EDG)”

Resumo: O campo das ciências ambientais tem feito enormes progressos nos últimos anos. As empresas estão sendo forçadas através das legislações legais a aceitar a responsabilidade do tratamento ou armazenamento de seus efluentes com o objetivo de minimizar a poluição. Os efluentes aquosos contendo substâncias inorgânicas como íons metálicos são tratados através de processos de precipitação de sais insolúveis. Este tratamento convencional é eficiente, no entanto existe a desvantagem da precipitação química, com uma grande quantidade de lodo resultante. Para efluentes aquosos contendo
compostos orgânicos, como olefinas, hidrocarbonetos alifáticos ou aromáticos, são utilizados tratamentos por oxidação química ou digestão biológica. A tecnologia eletroquímica de tratamento de efluentes, a qual é uma tecnologia não-convencional, apresenta como vantagem a sua compatibilidade ambiental, onde as moléculas orgânicas são degradadas por reações que ocorrem através da transferência de átomos de oxigênio das moléculas de água da fase solvente para a espécie a ser oxidada. Oferecendo um meio eficiente de controle da poluição por meio de reações redox. Alguns processos eletroquímicos para o tratamento de efluentes contendo substâncias orgânicas propõem a conjugação dos processos anódicos de oxidação com a produção catódica in situ de espécies oxidantes, como o peróxido de hidrogênio. No entanto, os reatores eletroquímicos que utilizam eletrodos convencionais apresentam limitações nos processos catódicos de geração de H2O2, e consequentemente na aplicação eficiente da oxidação anódica conjugada à produção in situ de espécies oxidantes. Essas limitações têm origem no fato de que este processo envolve a reação de redução de moléculas de oxigênio em meio aquoso, apresentando uma baixa solubilidade do mesmo tendo assim uma baixa eficiência nos processos de produção de H2O2. Contudo, essas limitações dos eletrodos convencionais podem ser eliminadas com o uso de eletrodos de difusão gasosa (EDG). Esses eletrodos do tipo EDG podem ser utilizados para produzir H2O2 catodicamente sem a necessidade do O2 estar dissolvido na solução.

Orientador: André Augusto Gutierrez Fernandes Beati
E-mail: andre.beati@usf.edu.br


Título: CARACTERIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM RESIDÊNCIAS PADRÃO NORMAL NO BAIRRO JARDIM IPAUSSURAMA LOCALIZADO NA CIDADE DE CAMPINAS.

Resumo: A Engenharia Civil está relacionada ao cotidiano, pois é a responsável por construir para as pessoas: onde elas vão andar, morar e fazer uso do espaço. A indústria da construção civil, entendida como um setor com elevada importância econômica, assume um papel fundamental para o desenvolvimento de um país. Dentre as atividades que geram impactos sobre o meio ambiente, a atividade construtiva é uma das predominantes incluindo o âmbito social e econômico, pois consome muito recurso natural, produz resíduo e efluentes em larga escala bem como altera ecossistemas naturais. Diante do cenário exposto, este projeto tem como objetivo descrever a gestão de resíduos de construção e demolição (RCD) em construções de padrão normal, segundo NBR nº 12.721-2004, predominante em no bairro Jardim Ipaussurama localizado na cidade de Campinas. A metodologia proposta é o estudo de caso, onde será observada e descrita a cadeia do resíduo da construção civil e as práticas das pequenas e médias empresas da cidade quanto à gestão desses resíduos. A partir dos dados coletados espera-se que os resultados possam caracterizar as práticas, descrever a cadeia dos RCD em Campinas e comparar o estágio atual da cidade quanto à legislação.

Orientador: Renato Franco de Camargo
E-mail: renato.camargo@usf.edu.br


Título: CONSTRUÇÃO DE MODELO EXPERIMENTAL DE MURO DE ARRIMO COM MATERIAL PROVENIENTE DA PRODUÇÃO LIMPA.

Resumo: o crescimento desordenado da população e a necessidade em garantir estrutura social, o desenvolvimento da construção civil cada vez mais tem interferido no meio ambiente e refletido grandes impactos. Muitas vezes o desenvolvimento e crescimento dos bairros, vilas e cidades são feitos sem planejamento expondo a população ali localizada a diversos riscos. Áreas de riscos devem ser constantemente monitoradas e para cada caso deve-se propor medidas de prevenção, contenção ou até mesmo remediação, impedindo sempre que os danos causados alcancem proporções maiores ainda. Porém prevenir, conter ou remediar uma área que já sofreu ou possa vir a sofrer impacto deve-se levar em consideração que a técnica escolhida para tal deve ser o menos invasiva possível, pois o ambiente já se encontra desestruturado e com grandes danos.
Assim surge a necessidade de se aplicar o conceito da Produção Limpa também nas intervenções de áreas de riscos, onde a técnica escolhida para intervir em tal situação deve garantir que o processo será sustentável, atendendo a este conceito já mencionado, impedindo assim que o meio sofra interferências e danos ainda maiores.

Orientador: Rafael Augusto Valentim da Cruz Magdalena
E-mail: rafael.magdalena@usf.edu.br


Título: CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL PARA A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.

Resumo: A presente proposta aqui apresentada sob o título “Contributos da Psicologia Organizacional para a Gestão dos Recursos Hídricos em uma Perspectiva Interdisciplinar”, situada na área temática Meio Ambiente, tem por objetivo averiguar qual a contribuição da psicologia organizacional frente à gestão dos recursos hídricos, sob a ótica interdisciplinar. Pretende também abordar sobre a importância e o papel das organizações de trabalho para uma gestão eficaz dos recursos hídricos, bem como a apontar ações preventivas neste âmbito, de forma que nenhuma organização seja obrigada a interromper suas atividades por conta de questões relacionadas à água. Neste processo, entende-se que o envolvimento e engajamento dos líderes presentes em uma determinada organização seja crucial. Para tanto, parte-se da premissa de que o psicólogo organizacional, a partir de uma visão sistêmica - cuja expectativa
é a de que os conhecimentos se entrelacem em uma perspectiva interdisciplinar - tenha o
importante papel de atuar enquanto integrador entre as áreas. O presente estudo se delimita a trabalhar inicialmente com os líderes responsáveis pela área de meio ambiente/sustentabilidade em três organizações de trabalho localizadas no interior paulista, a fim de buscar compreender se há contributos da psicologia organizacional frente à gestão dos recursos hídricos na organização estudada, porém, mais do que isso, se a psicologia atua no importante papel de levar os indivíduos a refletirem sobre suas ações e as causas destas para a sociedade frente a questões em torno da água. O corpus dessa pesquisa se constituirá a partir de documentos, dados estatísticos de órgãos oficiais, informações que circulam pela mídia e entrevistas e apoiar-se-á em uma análise discursiva.

Orientadora: Priscilla Perla Tartarotti Von Zuben Campos
E-mail: priscilla.campos@usf.edu.br


Título: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA O TRATAMENTO E REUSO DE EFLUENTES GERADOS NA INDUSTRIA TÊXTIL.

Resumo: Nas últimas décadas, os danos ao meio ambiente têm se tornado cada vez mais graves e frequentes, principalmente devido ao desmedido crescimento populacional e ao aumento da atividade industrial. O impulsionamento das empresas pela globalização do mercado, forçou a adequação do segmento industrial a desenvolver processos “ecologicamente corretos”, ou seja, minimizando ou eliminando a geração de quaisquer tipos de resíduos (sólidos, líquidos e gasosos). O setor têxtil, compreendido basicamente pelos processos de purga, mercerização, desengomagem, alvejamento e tingimento, pode ser considerado como um dos maiores geradores de efluentes líquidos, quanto ao volume e, principalmente, pela concentração de carga contaminante (dependendo do tipo de processo operacional). A redução do volume de efluentes, por intermédio da recirculação/reaproveitamento de água e recuperação de produtos químicos, sem comprometimento da qualidade do produto acabado, constitui no maior desafio enfrentado pela indústria têxtil. Neste contexto, a presente pesquisa, em sua segunda fase (iniciada em 2015) têm por intuito desenvolver uma metodologia sustentável para a remoção dos contaminantes orgânicos e inorgânicos via precipitação química, utilizando biopolímeros (empregado-os como agentes coagulantes e polieletrólitos) e, sobretudo, o estabelecimento de uma estratégia para o reúso direto ou indireto, dos efluentes oriundos dos processos supracitados. Além dos ensaios de jarro (jar test), as características analíticas de cor, turbidez, pH, condutividade e sólidos totais dissolvidos, dos efluentes oriundos de uma indústria têxtil (já parceira) localizada na cidade de Morungaba, interior do estado de São Paulo, serão adotadas como constituíntes referenciais desta metodologia.

Orientador: José Pedro Thompson Jr.
E-mail: jose.thompson@usf.edu.br


Titulo: EFEITOS ECOTOXICOLÓGICOS AGUDOS E CRÔNICOS DE TRÊS COMPOSTOS FARMACOLÓGICOS SOBRE A ESPÉCIE MACROTHRIX FLABELLIGERA (CRUSTACEA).

Resumo: Os compostos farmacêuticos são uma classe de contaminantes emergentes que são amplamente e cada vez mais utilizados na medicina humana e veterinária. Devido à sua extensiva produção e elevado consumo dos fármacos pela população, muitos estudos em todo o mundo demonstraram níveis mensuráveis nos ambientes aquáticos, contribuindo para a bioacumulação destes compostos pelos organismos, riscos à sobrevivência e reprodução em componentes da biota e perda da qualidade da água. Produtos farmacêuticos pertencentes a diferentes classes terapêuticas têm sido frequentemente encontrados em diversos compartimentos ambientais. Considerando a magnitude das concentrações, a onipresença dessas substâncias, e poucas informações consideráveis sobre seus potenciais efeitos ecotoxicológicos sobre a biota aquática, o presente estudo tem como objetivo investigar os efeitos dos compostos farmacológicos: paracetamol (analgésico), diclofenaco sódico (anti-inflamatório) e propranolol (anti-hipertensivo) sobre a espécie de Cladocera Macrothrix flabelligera por meio de bioensaios de toxicidade aguda e crônica em laboratório. Serão analisados parâmetros de toxicidade aguda como a imobilidade e subsequentes efeitos crônicos na história de vida da espécie (número total de descendentes e taxa de crescimento populacional). Desta forma, a partir desta avaliação associada aos níveis mínimos causadores de efeitos nocivos para o organismo-teste avaliado, serão propostas diretrizes e procedimentos para a prevenção e redução dos riscos potenciais à cadeia trófica aquática, bem como testes padronizados a ser utilizados para determinar a toxicidade de fármacos de classes distintas.

Orientadora: Laira Lucia Damasceno de Oliveira
E-mail: laira.oliveira@usf.edu.br


Titulo: ESTUDO DA REMOÇÃO DE CORANTE PRESENTE EM EFLUENTES LÍQUIDOS UTILIZANDO CARVÃO ATIVADO DE OSSO.

Resumo: Pesquisas no campo de adsorção vem sendo estudadas com o intuito de conter a poluição ambiental em sistemas hídricos, principalmente de poluentes como corantes, que estão presentes em efluentes da indústria têxtil. Neste contexto a técnica de adsorção se torna um processo viável por possuir uma vasta variedade de materiais que podem ser utilizados no processo. Dentre estes materiais, o carvão ativado se destaca por permitir uma alta eficiência de remoção destes poluentes. Portanto, este projeto tem como objetivo avaliar a remoção do corante índigo azul presente em efluente líquido sintético utilizando carvão ativado de osso bovino como material adsorvente. Os ensaios serão realizados em sistema estático, com objetivo de avaliar cinéticas e isotermas de adsorção do corante. Serão estudados parâmetros como pH, granulometria, temperatura e concentração de corante. A caracterização do material será feita a partir da análise de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Área Superficial (BET), visando informações sobre a estrutura do material adsorvente.

Orientadora
: Lívia Katia dos Santos Lima
E-mail: livia.katia@usf.edu.br


Título: ESTUDO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE COLETORES SOLARES TÉRMICOS DE BAIXO CUSTO PARA O AQUECIMENTO DE ÁGUA.

Resumo
: O custo da produção de energia elétrica no mundo, assim como no Brasil, é um dos principais fatores de influência na economia, com impacto direto na renda das famílias, sobretudo nas mais carentes. Além disto, há o caráter ambiental envolvido com a geração desta energia, que no caso brasileiro, o uso das hidrelétricas promove um grande impacto ambiental, pois existe a necessidade de grandes áreas inundadas. Com face neste cenário, uma das alternativas é a aplicação da energia solar, que apresenta inúmeras vantagens, pois utiliza- se de uma fonte inesgotável, gratuita, limpa e sem poluição ou quaisquer resíduos, o que permite à microgeração, ou seja, ela pode ser gerada no local de consumo. Como o Brasil é privilegiado pelo sol do Equador e dos trópicos, a utilização da energia solar torna-se uma fonte viável para aplicação em tecnologias sustentáveis. Uma destas é a substituição da matriz energética elétrica de chuveiros para uso doméstico pela matriz solar, na qual o aquecimento de água é realizado por um coletor solar acoplado a um sistema de captação de água. O projeto possui duas etapas. A primeira consiste na construção de um coletor solar de baixo custo através da utilização de materiais recicláveis, como a garrafa PET, o que permite a sua produção e aplicação em regiões carentes economicamente, além de corroborar com o meio ambiente por meio da reciclagem de resíduos convencionais do uso doméstico. A segunda, é a análise da eficiência térmica do sistema para o aquecimento de água construído, na qual é realizada a comparação entre a modelagem matemática, fundamentada nas equações clássicas da transferência de calor, com os dados obtidos experimentalmente no uso do coletor solar em campo.

Orientador: Daniel Loureiro
E-mail: daniel.loureiro@usf.edu.br


Título: O ESPAÇO CONSTRUÍDO E AS CONDIÇÕES BIOCLIMÁTICAS:
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ILUMINAÇÃO DE ESCOLAS TÉCNICAS
E PROFISSIONALIZANTES DA CIDADE DE ITATIBA.

Resumo: A luz é um dos componentes essenciais ao desenvolvimento da arquitetura.
O entendimento das diversas fontes de luz e de seu correto uso representam etapas importantes no desenvolvimento do projeto, pois promovem aspectos positivos como sustentabilidade e bem-estar. O estudo de caso, a partir de avaliações pós ocupação ou
a documentação de exemplos, é uma ferramenta essencial ao desenvolvimento do senso crítico, pois permite avaliar a partir de exemplos práticos as soluções adotadas em diversos projetos, bem como a pertinência das mesmas quanto a questões culturais, sociais, tecnológicas e bioclimáticas. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a iluminação da Escola Técnica Estadual Rosa Perrone Scavone e da unidade do Serviço Nacional de Apoio à Indústria Luis Scavone, ambas situadas na cidade de Itatiba, SP, avaliando as soluções de iluminação natural e artificial empregadas a partir de pressupostos teóricos. Será feito o levantamento e das condições arquitetônicas originais e atuais, a partir da documentação existente em órgãos competentes e medição in loco. A iluminação será avaliada quantitativamente e qualitativamente usando técnica fotográfica conhecida como imagens de grande alcance dinâmico (high dynamic range imaging HDR). Os resultados dessa pesquisa serão amplamente divulgados na comunidade.

Orientador: Dennis Flores de Souza
E-mail: dennis.souza@usf.edu.br