handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Desenvolvimento Tecnológico e Inovação


Categoria
Projetos PICITExt 2018-2019

Título: ANÁLISE DO TEMPO DE VIDA DE MATERIAIS POLIMÉRICOS SUBMETIDOS A DIVERSOS AMBIENTES.

Resumo:
Na atualidade, diversos materiais poliméricos são empregados na obtenção dos mais diversos objetos, os quais possuem distintos tempos de vida útil. Com isso, o impacto ambiental proveniente do descarte de resíduos poliméricos é diversificado em função do tempo de aplicação, do contexto e da própria aplicação. Dessa maneira, observa-se grande preocupação por parte da comunidade científico-acadêmica. Dessa maneira, este projeto tem por objetivo avaliar o ciclo de vida de produtos poliméricos quando submetidos a diferentes cenários, sejam eles antes/durante/após aplicações específicas. A avaliação do ciclo de vida será monitorada por meio da exposição do material a diversos ambientes e cenários. Pretende-se ainda, avaliar o efeito da temperatura e da radiação ultravioleta na atuação dos pró-oxidantes utilizados.
Coordenador: MARCELO AUGUSTO GONÇALVES BARDI
E-mail: marcelo.bardi@usf.edu.br

Título: MAPEAMENTO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PEÇAS USINADAS PARA O PROJETO SIRIUS – AUMENTO DA PRODUÇÃO NUM EQUIPAMENTO CNC 5 EIXOS.

Resumo:
Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, é planejada para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron. Todo o equipamento opera em ultra alto vácuo, ou seja, a fabricação destes componentes exige equipamentos capazes de garantir alta produtividade, qualidade e repetibilidade de processos. Todos os protótipos são fabricados na Oficina Mecânica do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron). A Oficina Mecânica tem um fluxo contínuo de atividades, uma vez que serve a todos os grupos técnicos do LNLS. No entanto, alguns projetos muito especiais levam o grupo para fora de sua rotina de trabalho. Apesar de toda a estrutura de projeto e fabricação de componentes, o sistema de fabricação apresenta problemas de agilidade na fabricação de peças e componentes. Uma forma de otimizar os processos de fabricação consiste na gestão eficiente da produção, onde se estuda todo o processo produtivo desde o recebimento do desenho na unidade até a entrega do mesmo ao cliente. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo é elaborar uma proposta de melhoria, com vistas aumentar a produtividade do processo de produção de componentes para o Grupo de Vácuo, sem se investir em equipamentos ou aumentar a mão-de-obra. Como objetivos específicos, pretende-se aplicar as ferramentas de gestão de processos, particularmente mapeamento do fluxo de processos para a otimização dos processos produtivos de um centro de usinagem Mori Saiki existente na Oficina Mecânica. A partir de uma revisão bibliográfica cuidadosa e seletiva realizadas em bancos de dados da USF e do LNLS, serão identificadas as melhores ferramentas e abordagens a serem exploradas. Definida a metodologia, esta será aplicada em campo. A coleta de dados será realizada através da análise de documentos que indicam o fluxo das solicitações no setor, além de conversas com os colaboradores envolvidos no setor; juntamente com o acompanhamento do fluxo de informações e das peças na sessão. Os operadores e programadores do equipamento serão convidados a participarem deste projeto, transmitindo as informações de processo e fluxo de materiais, insumos, peças, desenhos e demais variáveis do processo. A equipe que desenvolverá este projeto trabalha na busca da realização completa da proposta inicial, ou seja, verificar a possibilidade, mediante a gestão de processos, de aumentar a produtividade Oficina Mecânica do LNLS.
Coordenador: OSMAR ROBERTO BAGNATO
E-mail: osmarbagnato@usf.edu.br

Título: DESENVOLVIMENTO DE UM ASIC - CIRCUITO INTEGRADOS DE APLICAÇÕES ESPECIFICAS PARA O SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO, AUXILIO, COMUNICAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ATLETAS PARAOLÍMPICOS.

Resumo:
O projeto tem como finalidade o desenvolvimento de uma plataforma de comunicação flexível e integrada para auxiliar um atleta paraolímpico na prática de um esporte de adestramento paraequestre. Além da evolução na solução do receptor de rádio, decidiu-se pela implementação de uma versão mais abrangente e ambiciosa do sistema, uma que não fosse restrita apenas a uma integração de dispositivos em um computador pessoal. Utilizando os recentes avanços em na área de microeletrônica e WebServices, optou-se pelo desenvolvimento de uns circuitos integrados de aplicação especifica -ASIC, orientados para implementação de tarefas específicas do WebLab, isto é, uma plataforma distribuída na Internet, acessível de qualquer ponto e em qualquer horário por grupos de usuários habilitados. Neste novo cenário, é possível a integração completa de diferentes dispositivos, equipamentos, sensores, etc., geograficamente localizados ou distribuídos, e passíveis de serem controlados e monitorados via Web.
Coordenador: VICENTE IDALBERTO BECERRA SABLÓN
E-mail: vicente.sablon@usf.edu.br