handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Farmacologia Geral e Clínica

Categoria
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde

Ações no trato urinário e implicações terapêuticas de novas catecolaminas

Disfunções urinárias, com prevalência superior a 60%, são as enfermidades que mais impactam a população em diferentes aspectos e ao longo de toda a vida. Catecolaminas - noradrenalina, adrenalina e dopamina - contribuem para a continência urinária ao controlar o relaxamento da bexiga urinária e a contração da uretra, permitindo o enchimento vesical e prevenindo a incontinência. Recentemente, novas catecolaminas de origem não neuronal, mas sim derivadas do endotélio, como 6-nitrodopamina e 6-nitronoradrenalina, foram descritas. A produção dessas catecolaminas pelo epitélio da bexiga sugere uma regulação autônoma, independentemente de estímulos nervosos, que pode desempenhar papel crucial na continência urinária. Combinando experimentos farmacológicos in vivo e in vitro, o projeto busca: i) demonstrar a produção endógena dessas catecolaminas pelo epitélio vesical; ii) investigar seu papel fisiológico e patológico como novos mediadores da função vesical; e iii) identificar possíveis alvos terapêuticos a partir do conhecimento dos mecanismos de ação desses mediadores.

Coordenadora: Mariana Gonçalves de Oliveira Taranto
Contato: mariana.taranto@usf.edu.br

Bioinformática e análise de dados em Saúde

A Bioinformática envolve o desenvolvimento e aplicação de ferramentas computacionais para entender e analisar dados biológicos, como sequências de DNA, RNA e proteínas, bem como dados ômicos, como a genômica, transcriptômica, proteômica e metabolômica. Essas ferramentas são essenciais para a compreensão de processos biológicos complexos, como a identificação de genes associados a doenças e a descoberta de novos medicamentos e tratamentos. Por outro lado, a análise de dados em saúde se concentra na interpretação e análise de dados clínicos, epidemiológicos e de saúde pública para informar políticas de saúde, melhorar diagnósticos, predizer riscos de doenças e otimizar tratamentos. Isso inclui a utilização de técnicas estatísticas avançadas, aprendizado de máquina e mineração de dados para identificar modelos matemáticos, correlações e associações em grandes conjuntos de dados clínicos, A partir de uma visão interdisciplinar, o projeto visa integrar as análises de redes biológicas e aprendizado de máquina para o estudo de aplicações biotecnológicas e em doenças humanas assim como aplicar análises de dados avançadas de farmacovigilância e estudos epidemiológicos de doenças em geral.

Coordenador: Lucas Miguel de Carvalho
Contato: lucas.miguel@usf.edu.br

Efeitos antiobesidade de polifenóis na programação fetal em camundongos
A obesidade materna já foi caracterizada como fator programador de doenças na idade adulta e está associada à maior prevalência de sobrepeso e obesidade nas proles. O uso de compostos ricos em polifenóis contribui para o controle do ganho de peso, do perfil metabólico e para a melhora da composição da microbiota intestinal. Desse modo, o objetivo deste projeto é avaliar os efeitos do tratamento tardio e precoce com polifenóis sobre parâmetros metabólicos, epigenéticos em camundongos programados pela obesidade materna.

Coordenador: Marcelo Lima Ribeiro
Contato: marcelo.ribeiro@usf.edu.br

Farmacoclínica e modelos preditivos de correlação in vitro-in vivo de medicamentos
O projeto visa o estudo farmacológico-clínico de medicamentos e o estabelecimento de modelos matemáticos preditivos que descrevam a relação entre as características in vitro e a resposta in vivo de uma determinada forma farmacêutica. Outro foco do projeto é a utilização de técnicas de cromatografia/espectrometria de massas para estudos de farmacocinética e farmacometabolômica.

Coordenadora: Patrícia de Oliveira Carvalho
Contato: patricia.carvalho@usf.edu.br

Priapismo e disfunção miccional na anemia falciforme: fisiopatologia e novos candidatos a fármacos
Pacientes com anemia falciforme apresentam priapismo e disfunção miccional. O projeto tem como objetivo identificar os mecanismos ainda desconhecidos da fisiopatologia do priapismo e da disfunção miccional. O projeto propõe ainda investigar o papel da hemólise intravascular na função do trato geniturinário inferior (pênis, bexiga e uretra) na anemia falciforme e avaliar o efeito farmacológico de novos e promissores compostos doadores de óxido nítrico e antioxidantes na anemia falciforme. Os protocolos experimentais consistem de estudo in vivo e in vitro assim como análise molecular (RT-PCR, western blotting, ELISA e imuno-histoquímica).

Coordenador: Fábio Henrique da Silva
Contato: fabio.hsilva@usf.edu.br

Bioprospecção e investigação do mecanismo de ação de compostos naturais com potencial atividade anticâncer
Este projeto tem como principal objetivo realizar uma triagem em larga escala de compostos de origem natural com atividade anticâncer em cultura de células tumorais humanas 2D e 3D, além de investigar o mecanismo de ação destes compostos principalmente sobre as vias de morte celular. Espera-se, com este projeto, estabelecer novas moléculas que possam servir de modelo para o desenho de fármacos com potencial atividade contra a progressão tumoral, visando posteriormente realizar ensaios pré-clínicos com estes fármacos.

Coordenadora: Giovanna Barbarini Longato
Contato: giovanna.longato@usf.edu.br

Avaliação do potencial de produtos de origem natural na Citotoxidade, Prevenção e Regeneração Celular

Substâncias de origem natural possuem diversas atividades biológicas com grande impacto na saúde humana, o que lhes confere significativa importância farmacológica. Serão desenvolvidos e aplicados ensaios clínicos e modelos in vivo/in vitro para a avaliação dos derivados de origem natural quanto às atividades regenerativa, citotóxica e protetora aos tecidos.

Coordenadora: Giovanna Barbarini Longato
Contato: giovanna.longato@usf.edu.br

Biotransformação e avaliação biológica de novos compostos
O presente projeto propõe a modificação de compostos orgânicos através da utilização de organismos vivos ou preparações enzimáticas, visando um screening de atividades biológicas com o intuito de selecionar novos compostos biologicamente mais ativos que o seu precursor. A utilização de enzimas para a transformação de compostos orgânicos é cada vez mais utilizada como alternativa à síntese clássica. Os processos biotecnológicos poderão gerar novos compostos funcionais além de promover a ampliação do conhecimento sobre a relação estrutura/atividade destes compostos.

Coordenadora: Patrícia de Oliveira Carvalho
Contato: patricia.carvalho@usf.edu.br

Caracterização de novos compostos e de matrizes biológicas por espectrometria de massas
Esse projeto propõe a utilização de técnicas de espectrometria de massas (MS, do inglês Mass Spectrometry) para o estudo e caracterização de tecidos e materiais biológicos utilizando-se preferencialmente técnicas ambientes de MS para este fim. Neste projeto, algumas aplicações de MS na área de saúde serão exploradas, como o método de triagem neonatal, estudos de bioequivalência de fármacos, determinação de biomarcadores para doenças, o estudo do metabolismo de drogas e fármacos, a caracterização de tecidos intraoperatórios, o imageamento molecular e a determinação de margens cirúrgicas. Também na área de alimentos ("foodomics") e produtos naturais, deseja-se estudar a forma como as moléculas são metabolizadas no organismo e seus impactos sobre a saúde do indivíduo.

Coordenadora: Andréia de Melo Porcari
Contato: andreia.porcari@usf.edu.br

Investigação da atividade farmacológica de compostos de origem natural em distúrbios do trato gastrintestinal em modelos experimentais com roedores
Avaliar efeito protetor e curativo de compostos de origem natural (extratos padronizados de espécies consideradas medicinais, compostos isolados de óleos essenciais ou de extratos) frente aos principais agentes agressores que mimetizem o curso de distúrbios gastrintestinais em humanos. Para tanto, serão realizados modelos experimentais em roedores (camundongos e ratos) a fim de avaliar o potencial farmacológico de diferentes espécies vegetais em modelos experimentais de úlcera gástrica e duodenal (úlcera induzida por ácido acético, droga anti-inflamatória não esteroidal, etanol, isquemia-reperfusão, polifarmácia, entre outros), diarreia, mucosite intestinal, doença inflamatória intestinal e refluxo gastroesofágico, verificando tanto o possível efeito protetor destes compostos bem como mecanismos de ação por qual atuam. Assim, serão realizadas análises macroscópicas, bioquímicas, moleculares e histológicas para verificar possíveis mecanismos de ações dos compostos avaliados.

Coordenadora: Raquel de Cássia dos Santos
Contato: raquel.cassia@usf.edu.br

Obtenção e desenvolvimento de novos compostos de interesse terapêutico a partir de venenos e secreções de animais
Para a obtenção de novas moléculas, a biodiversidade brasileira é uma boa alternativa, por ser uma fonte rica e desconhecida de novos compostos. Considerando que alguns animais, como marinhos e anfíbios, são pouco estudados do ponto de vista bioquímico, o uso de seus venenos e secreções é uma excelente estratégia para a obtenção de novas moléculas bioativas. Esse projeto consiste na bioprospecção in vitro e in sílico, fenotípica e alvo-dirigida, de moléculas a partir de animais marinhos, anfíbios, insetos, aracnídeos e répteis com atividades biológicas relevantes, voltadas ao interesse terapêutico. Moléculas puras e ativas serão caracterizadas por espectrometria de massas e técnicas espectroscópicas (RMN e IV) para posterior síntese de análogos e desenho de leads e hits, utilizando química medicinal. Provas de conceito serão feitas in vivo para validar a atividade biológica e dar continuidade ao estudo, com ensaios pré-clínicos e clínicos.

Coordenadora: Juliana Mozer Sciani
Contato: juliana.sciani@usf.edu.br

Recuperação de lesão em tendão calcâneo de ratos submetidos a diferentes métodos terapêuticos

O tendão calcâneo é um dos maiores, mais fortes e mais exigidos tendões do homem. Rupturas desse tendão são comuns, geralmente em atividades esportivas nas quais ocorre uma interrupção abrupta da carga aplicada ao tendão. Tanto a fase inflamatória quanto sua resolução são consideradas importantes para a cura adequada do tendão. O ácido hialurônico é um componente importante da cartilagem articular, eficaz na osteoartrite e usado em humanos após o reparo do tendão, embora não haja consenso sobre seus benefícios. O presente estudo, investigará os níveis de movimentação de ratos submetidos a terapia com corticoide e ácido hialurônico ou outros métodos terapêuticos, após modelo de indução cirúrgica de lesão no tendão calcâneo. Dessa forma, a variação no tempo de recuperação até a retomada da movimentação normal poderá evidenciar o possível potencial das terapias empregadas em acelerar a cicatrização de tendões.

Coordenador: Ivan Gustavo Masselli Dos Reis (docente colaborador do PPGSS em Ciências da Saúde)