handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Biologia Celular e Molecular de Microrganismos


Categoria
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde

Titulo: Estudo de Fatores de virulência bacterianos com ênfase na produção de vacinas
Resumo: O presente projeto prevê a análise de fatores de virulência bacterianos com potencial vacinal. A utilização de proteínas de superfície têm gerado resultados promissores em vacinologia. Estes antígenos, produzidos de forma recombinante em E. coli ou Pichia pastoris, serão testados quanto à indução de resposta imune protetora em camundongos. Será avaliada a produção de anticorpos e citocinas, bem como seu papel na proteção contra desafio com bactérias virulentas. Também serão investigados os mecanismos imunológicos envolvidos na proteção contra infecção, e o uso de adjuvantes para melhorar a resposta imune. Por fim, serão avaliadas interações específicas entre estes fatores de virulência bacterianos e moléculas-alvo no hospedeiro.
Coordenador: Michelle Darrieux Sampaio Bertoncini
Contato: michelle.bertoncini@usf.edu.br

Título: Mecanismos moleculares de regulação da expressão de genes de virulência em bactérias patogênicas
Resumo: O ferro desempenha um importante papel na virulência de bactérias patogênicas. Neste sentido, este projeto tem por objetivo a identificação e caracterização de genes associados à virulência e ao quorum-sensing cuja expressão é controlada por ferro por intermédio do regulador Fur.
Coordenador: Lucio Fabio Caldas Ferraz
Contato: lucio.ferraz@usf.edu.br

Título: Produção, caracterização bioquímica e imobilização de enzimas microbianas
Resumo: As enzimas microbianas são biocatalisadores versáteis e têm sido utilizadas para a síntese de compostos de alto valor agregado.Diferentes microorganismos previamente selecionados são utilizados para a produção das enzimas (lipase, protease, cutinase e outras), sendo avaliadas as condições de cultivo em escala laboratorial e semi-piloto e a caracterização bioquímica e de estabilidade dos extratos obtidos. Algumas enzimas, na forma livre ou imobilizadas, são testadas na resolução de fármacos racêmicos, visando a obtenção com alto grau de pureza do enantiômero responsável pela atividade terapêutica.
Coordenador: Patrícia De Oliveira Carvalho
Contato: patricia.carvalho@usf.edu.br 

Título: Caracterização do genoma de um isolado clínico de K. pneumoniae produtor de KPC antes e após o desenvolvimento de resistência in vivo à polimixina B com mecanismo desconhecido

Resumo: Infecções causadas por K. pneumoniae produtoras de KPC constituem um grande problema em hospitais brasileiros e de todo o mundo. Isolados com esse genótipo apresentam normalmente resistência à maioria dos antimicrobianos disponíveis e tem sido causa de vários surtos hospitalares pelo mundo todo. Atualmente as taxas de resistência às polimixinas em isolados de K. pneumoniae produtores de KPC tem aumentado, levando à altas taxas de mortalidade. Apesar de muitos estudos, ainda existem isolados com esse fenótipo de resistência, sem mecanismo conhecido. Uma análise mais completa do genoma desses isolados pode elucidar mecanismos de resistência às polimixinas ainda não descritos na literatura.
Coordenador: Raquel Girardello
Contato: raquel.girardello@usf.edu.br 

Título: Cárie dentária na infância: fatores etiológicos, aspectos preventivos e relação com outras patologias

Resumo:
Controlar doenças de expressão mundial como a cárie na infância são grandes desafios para a saúde pública na atualidade. Por isso, pesquisas que possibilitem o estudo de fatores de risco (microbiológicos,moleculares, imunológicos, bioquímicos, psicológicos e ambientais) para essa doença e aspetos preventivos (selantes, tratamentos minimamente invasivos, laser de dióxido de carbono, aspectos psicológicos) devem ser estimuladas. Assim, o objetivo dessa linha de pesquisa é avaliar a relação entre a cárie na infância e seus indicadores de risco considerando-se os aspectos preventivos. Para tal serão realizados ensaios in vivo (ensaios clínicos) e in vitro, envolvendo também os materiais biológicos coletados.
Coordenador: Thais Parisotto Ulmer
Contato: thais.Parisotto@usf.edu.br 

Título: Efeitos da Infecção por Helicobacter Pylori no padrão de Metilação e nas vias de Sinalização

Resumo: O Helicobacter pylori parece ser responsável por desencadear uma progressão patológica na mucosa gástrica que pode evoluir para o câncer gástrico. A infecção causa uma resposta inflamatória que é seguida de um aumento na produção de citocinas. Durante o processo inflamatório espécies reativas de oxigênio e nitrogênio são geradas em resposta a mediadores próinflamatórios e produtos da parede celular bacteriana. Estes compostos reagem com o DNA e podem induzir alterações protéicas, danos a membrana celular, oxidação no DNA, quebras na fita do DNA, além de instabilidade cromossômica. Além disso, diversos estudos mostram que alterações no padrão de metilação do DNA são freqüentemente associadas à inflamação crônica, sugerindo que a infecção por H. pylori poderia contribuir na alteração destes padrões na carcinogênese gástrica. Sabese que quebras na fita DNA anteriormente mencionadas são lesões criticas a molécula e podem resultar na morte celular ou em uma grande variedade de alterações genéticas tais como deleções, perda de heterozigozidade, translocações e perda cromossômica, que são considerados marcadores do desenvolvimento de câncer. Para manter a fidedignidade do genoma as células eucarióticas possuem mecanismos cuja função na cascata de sinalização é reconhecer os danos ao DNA, parar o ciclo celular e ativam as vias de reparo ao DNA. Desse modo, pretende-se avaliar a influência da infecção por H. pylori no padrão de metilação de 82 genes e nas vias de sinalização de mecanismos de reparo ao DNA in vitro e in vivo.
Coordenador: Marcelo Lima Ribeiro 
Contato: marcelo.Ribeiro@usf.edu.br

Título: Estudo de Fatores de Virulência Bacterianos com Ênfase na Produção de Vacinas

Resumo:
O presente projeto prevê a análise de fatores de virulência bacterianos com potencial vacinal. As utilizações de proteínas de superfície têm gerado resultados promissores em vacinologia. Estes antígenos, produzidos de forma recombinante em E. coli ou Pichia pastoris, serão testados quanto à indução de resposta imune protetora em camundongos. Será avaliada a produção de anticorpos e citocinas, bem como seu papel na proteção contra desafio com bactérias virulentas. Também serão investigados os mecanismos imunológicos envolvidos na proteção contra infecção, e o uso de adjuvantes para melhorar a resposta imune. Por fim, serão avaliadas interações específicas entre estes fatores de virulência bacterianos e moléculas-alvo no hospedeiro.
Coordenador: Michelle Darrieux Sampaio Bertoncini
Contato: michelle.Bertoncini@usf.edu.br