handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Saúde


Categoria
Projetos PICITExt 2017-2018

Título: PSICOLOGIA ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DAS QUEIXAS ESCOLARES

Resumo: As queixas escolares tem sido temática frequente no contexto da Psicologia Escolar e Educacional, assim como a dificuldade de compreender o que diz respeito aos aspectos envolvidos nessas queixas (escola, criança e família). Sabe-se que muito se investiga a respeito da criança e sua família dentro dessas dificuldades, mas muito pouco sobre o contexto escolar e educacional. Dessa forma, o presente projeto faz parte de um projeto mais amplo, iniciado no ano de 2015 com os objetivos de: 1) caracterizar as queixas escolares de uma escola de um município do interior paulista; 2) investigar e detalhar as queixas apresentadas nos relatórios para uma adequação nos encaminhamentos e 3) identificar a percepção da equipe gestora da escola (direção, coordenação e professores dos alunos envolvidos nas queixas) e das famílias a cerca dessas queixas. Considerando que o primeiro e segundo objetivos estão sendo contemplados até o presente momento, objetiva-se com a continuidade desse projeto alcançar o terceiro objetivo. Para isso, os relatórios de aproximadamente 100 alunos do Ensino Fundamental I de duas escolas do interior paulista apresentados ao CAEPI foram analisados e a partir desses dados as escolas serão contatadas para que as entrevistas com a gestão da escola e as famílias sejam realizadas. As entrevistas serão semiestruturadas, gravadas e acontecerão nas escolas. As informações referentes às entrevistas serão tratadas a partir de categorias no sentido de quantificar as informações encontradas.

Coordenadora: ANA CLAUDIA GENOVEZ NONATO MONTANARI - ana.montanari@usf.edu.br


Título: TRANSTORNOS MENTAIS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO

Resumo: A presente proposta situada na área temática Saúde e aqui intitulada: “Transtornos Mentais da Infância e Adolescência: Transtornos do Desenvolvimento” tem por objetivo problematizar, estudar com profundidade as psicopatologias da infância e adolescência e, com isso, contribuir para os atuais debates no cenário da saúde mental, objetivando maior compreensão dos quadros psicopatológicos que afetam o desenvolvimento. Tais psicopatologias da infância e adolescência afetam não somente a qualidade de vida dos sujeitos acometidos, mas também a de suas famílias. Para tanto, tomaremos como fio condutor as seguintes questões: As verdades que se apoiam o fazer psiquiátrico; os manuais de classificação existentes e suas lacunas; a qualidade das interações e informações fornecidas à família do sujeito acometido pelo transtorno. É perceptível que faltam estudos nessa área para melhor compreensão do panorama, assim seria possível afirmar ou refutar pensamentos vigentes” O que dizem outras pesquisas a respeito do tema” Quais os sentidos e os efeitos discursivos sobre as visões já consolidadas sobre o tema” O corpus dessa pesquisa se constituirá a partir de documentos, dados estatísticos de órgãos oficiais, informações que circulam pela mídia, entrevistas e apoiar-se-á em uma análise discursiva.

Coordenador: FERNANDO MARCIO CORTELO - cortelo.psicoanalise@gmail.com


Título: USO DO INDICADOR DE INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA - SP

Resumo: O Brasil tem experimentado grandes mudanças na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Em particular, com a importância dada a Atenção Primária à Saúde representada pela Estratégia da Saúde da Família (ESF), com a intenção de melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Esse processo coloca o município como responsável em ferir um sistema com efetividade e a avaliação da sua atuação torna-se necessária. Assim, a investigação epidemiológica visa contribuir para a organização dos serviços e institucionalizar a avaliação com objetivo de aperfeiçoar o sistema de saúde. O uso do conceito Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) tem como premissa que a atenção primária em saúde oportuna e de boa qualidade pode diminuir o número de internações e diminuir as filas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), as quais objetivam integrar serviços de emergência e urgência. Dentro deste contexto, alunos de graduação do curso de medicina irão analisar os prontuários da UPA Vila-David, localizada no município de Bragança Paulista-SP, e avaliar se as ICSAP estão compondo importante parcela dos atendimentos e quais fatores municipais estão influenciando a frequência deste indicador.

Coordenador: GUALTER SANTANA PEDRINI - gualterpedrini@gmail.com


Título: HERBÁRIO FREI VELLOSO

Resumo: A Universidade São Francisco possui um Herbário constituído por uma coleção de exsicatas (plantas) que fizeram parte de trabalhos realizados por professores especialistas na área de Botânica, denominado Herbário Frei Velloso. O Herbário Frei Velloso, praticamente desativado e sem os cuidados necessários de manutenção para a conservação e preservação, com chances de se perder todo conhecimento registrado, deve ser restaurado, e para isso o presente trabalho tem como objetivo realizar levantamento de todas as exsicatas, montar um catálogo com fotos contendo todos os dados sobre as plantas e disponibilizar virtualmente para acessos de alunos e professores. O Herbário Frei Velloso, como qualquer Herbário Botânico, é constituído por coleção de plantas secas, devidamente identificadas, ordenadas por família botânica, destinado ao estudo da Sistemática Vegetal, serve de apoio para pesquisas na área de Botânica em especial no estudo de plantas medicinais e tóxicas e, ainda, para exposições destinadas a divulgar conhecimentos sobre vegetais.

Coordenador: MÁRCIO CARDOSO PINTO - marcio.pinto@usf.edu.br


Título: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DAS LESÕES DE MUCOSA BUCAL MAIS FREQÜENTEMENTE DIAGNOSTICADAS NA REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA

Resumo: Com a crescente necessidade do cirurgião-dentista de obter conhecimento das mais diversas áreas, com respeito às especialidades odontológicas e com o alto índice de lesões diagnosticadas na prática clínica, é indispensável o aprimoramento quanto às patologias bucais e especialmente no conhecimento da etiologia causadora destas doenças. A presente pesquisa terá o objetivo de realizar estudo de prontuários de pacientes que tiveram diagnóstico de lesões de mucosa bucal, traçando o perfil epidemiológico e avaliando as lesões de mucosa bucal mais frequentemente diagnosticadas na região de Bragança Paulista “ SP. Após a coleta dos dados dos prontuários de estudo, será realizado o levantamento do perfil geral dos pacientes com lesões na cavidade bucal. Este estudo servirá como um guia para profissionais da área da saúde, principalmente cirurgiões dentistas, para que estes possam se atualizar e auxiliar no diagnóstico e no tratamento das lesões ósseas que podem acometer seus pacientes, enfatizando características regionais da Região Bragantina.

Coordenadora: SILVIA CRISTINA MAZETI TORRES - silviacmtorres@uol.com.br


Título: ÁREAS DE ATUALIDADE: APLICAÇÃO PRÁTICA DA GASTRONOMIA HOSPITALAR, FUNCIONAL E TERAPÊUTICA

Resumo: A gastronomia é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. Dentro das atualidades em gastronomia temos 2 áreas que estão em alta e requerem conhecimento extra para se destacar no mercado de trabalho. São elas: gastronomia hospitalar, gastronomia funcional e gastronomia terapêutica. A Gastronomia hospitalar é a arte de conciliar a prescrição dietética e as restrições alimentares de clientes/ pacientes à elaboração de refeições saudáveis e nutritivas, atrativas e saborosas, a fim de promover a associação de objetivos dietéticos, clínicos e sensoriais e promover nutrição com prazer, tem como principal objetivo preservar e/ou recuperar o estado nutricional do paciente internado. A gastronomia funcional envolve o uso de alimentos funcionais na sua preparação com a finalidade de melhorar a qualidade de vida evitando doenças. O chef da gastronomia funcional parte do princípio de que a sua criação tem que ser saudável e nutritiva, agregando sabor e apresentação. A gastronomia terapêutica envolve a atual procura pela detoxificação corporal e o uso da alimentação voltada para pacientes que necessitam, devido alguma doença já instalada, se alimentar com a finalidade diet e/ou light. Este trabalho tem como objetivo a criação de pratos gourmets elaborados com uso suplementos nutricionais utilizados na área hospitalar e pratos com finalidade funcional e terapêutica utilizado atualmente na rotina de pessoas que buscam qualidade de vida, saúde prevenção de doenças. São esperados resultados interessantes e complexos no que diz respeito à caracterização dos diferentes pratos desenvolvidos no laboratório de gastronomia, assim como se espera boa aceitação através da análise sensorial. Logo a disseminação destes resultados torna-se imprescindível para utilização no meio acadêmico, hospitais e restaurantes.

Coordenadora: ALINE CASTALDI SAMPAIO - alinecastaldi@uol.com.br