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Iniciação Científica

Ações Comunitárias e Extensionistas


Categoria
Projetos PICITExt 2017-2018

Titulo: ENTRETECENDO EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR COM A FORMAÇÃO DOCENTE E PESQUISA

Resumo: Este projeto visa estabelecer parceria entre a rede de ensino de Educação Básica do Município de Bragança Paulista e a Universidade São Francisco (USF), no que tange a pesquisa de práticas colaborativas, dialogais e paritárias de ensino/aprendizagem com o professor em exercício (formação continuada) na escola pública, o graduando do Curso de Pedagogia (campus de Bragança Paulista), em formação inicial e alguns pesquisadores do Grupo de Pesquisa Rastros, pertencentes ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (campus Itatiba), ambos da USF. Tem como objetivo mais amplo compreender quais são os diferentes saberes, fazeres e experiências mobilizados na produção do conhecimento histórico educacional que serão construídos por professores da Educação Básica na relação com graduandos de Pedagogia e pesquisadores do PPGSS em Educação da USF, na seleção e análise entre os diversos tipos de fontes históricas propostas. O presente projeto é um estudo de natureza qualitativa e etnográfica, implementando simultaneamente através da análise documental, coleta de depoimentos orais e observação de campo, conforme os procedimentos apropriados para este tipo pesquisa.

Coordenadora: RENATA BERNARDO - renata.bernardo@usf.edu.br
Participante: MARIA DE FÁTIMA GUIMARÃES

Título: A INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS DE ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA, SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA E NOVAS FONTES DE GERAÇÃO DE ENERGIA ONSITE NA EDIFICAÇÃO

Resumo: A edificação contemporânea deve conter os conceitos e princípios físicos do abrigo protetor e regulador, capaz de transformar as distintas condições ambientais, mas inovadoramente tem que incorporar o conceito de desempenho, eficiência, autonomia energética e por fim o ciclo da sustentabilidade. Este plano de pesquisa contempla estudos sobre o desempenho térmico e ambiental da edificação e as possibilidades de soluções que contemplem novas estratégias energeticamente compatíveis com a atividade, ocupação e localização dos prédios. Serão abordados os padrões e indicadores de eficiência energética, as certificações e os acordos voluntários que tem sido desenvolvido pelas nações como forma de mitigar a construção de novas usinas para a geração de eletricidade. Serão estudadas as regulações brasileiras para novas edificações e os retrofits que despontam nos países emergentes como uma solução efetiva para a implantação de tecnologias mais eficientes. A disseminação de oportunidades em conservação de energia virá de soluções desenvolvidas no arcabouço da concepção arquitetônica dos projetos da edificação, planejados em função do desempenho energético de materiais e sistemas construtivos sob a ação das peculiaridades climáticas e ambientais de cada região ou local. Os atuais sistemas autônomos de geração de energia que podem ser incorporados na estrutura da edificação (energias onsite), como sistemas fotovoltaicos, termosolares e geotérmicos serão pesquisados enquanto tipologias básicas formais e espaciais (desenhos e maquetes) com a pretensão de sistematizar conhecimentos para apoio pedagógico ao processo de projeto e o ensino da arquitetura.

Coordenadora:
JANE TASSINARI FANTINELLI - jane.fantinelli@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO (APO) EM ESTABELECIMENTOS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE ITATIBA

Resumo: Esta pesquisa tem como tema Avaliação pós-ocupação (APO) em estabelecimentos educacionais pertencentes ao município de Itatiba, São Paulo. Trata-se do estudo da relação homem- ambiente construído- comportamento, entendendo por ambiente construído um edifício ou espaço público, coberto ou descoberto, que sofreu mudança de sua condição natural através da ação de um projeto. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, documental e de campo (exploratória) para verificação do desempenho de ambientes construídos através da recuperação da memória da produção do edifício nos seus aspectos uso, operação e manutenção. Também abrange estudos sobre as três fases de uma APO: avaliação técnica contemplando o levantamento técnico quantitativo e qualitativo do ambiente construído; avaliação qualitativa, para avaliar o desempenho e adequação do ambiente construído de acordo com as atividades realizadas; e pesquisa de satisfação com os usuários (alunos, professores, funcionários, famílias), visando perceber o bem estar e conforto dos mesmos nos ambientes. Posteriormente a pesquisa de campo com aplicação da APO em um estabelecimento de ensino pertencente e rede municipal. A finalidade de uma APO é evidenciar aspectos positivos e negativos encontrados no campo com recomendações para futuras intervenções ambientais sejam elas físicas ou comportamentais.

Coordenadora:
MARIBEL NOGUEIRA - maribel.nogueira@usf.edu.br

Título: MEMÓRIAS ESCOLARES: EXPERIÊNCIAS NARRADAS POR IDOSOS A PARTIR DAS LEMBRANÇAS DE ESCOLA

Resumo:
O presente projeto tem como objetivo oportunizar o desenvolvimento de uma aprendizagem humanista com alunos do Curso de Pedagogia, a partir de entrevistas narrativas com idosos que vivem no Asilo São Vicente de Paula, instituição que se localiza na cidade de Bragança Paulista, sobre suas memórias e experiências de escola. O foco desta pesquisa centra-se nas narrativas de idosos sobre suas memórias escolares, no tocante às experiências que trazem em sua história de vida, em específico no tempo vivido referente à escola. Como objetivo mais amplo o projeto tem a intenção de oportunizar a humanização dos estudantes do Curso de Pedagogia a partir da vivência com os idosos, conhecendo suas experiências e memórias escolares, sendo que, especificamente, a pesquisa pretende: desenvolver o conhecimento da história e memória da educação escolar local e regional através das memórias escolares dos idosos da referida instituição; promover a troca de experiências entre os alunos no que se refere às vivências e entrevistas realizadas com os idosos; identificar as possibilidades e limites da pesquisa em educação através das narrativas de idosos sobre o tempo escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo aproximando-se dos estudos biográficos na educação, tendo como suporte metodológico entrevistas narrativas.

Coordenadora: RENATA BERNARDO - renata.bernardo@usf.edu.br
Participante: DANIELA DIAS DOS ANJOS

Título: LABORATÓRIO DE CONJUNTURA

Resumo: Hoje a sociedade demanda mais conhecimento e informações acerca do local: informações acerca da organização da sociedade, perfis de consumo, características sobre saúde pública, dentre outras informações, são necessárias para que os resultados planejados sejam atingidos e para que recursos (privados ou públicos) não sejam desperdiçados. O Laboratório de Conjuntura é um projeto de extensão que visa reunir informações econômicas disponibilizadas por órgãos oficiais acerca da Região de Governo de Bragança Paulistas e Cidades-Parceiras, e coloca-las a disposição da comunidade de uma maneira mais acessível e didaticamente mais compreensível. Espera-se com a execução deste projeto ampliar a discussão acerca do local e regional, e que as informações criadas e disponibilizadas por este projeto de pesquisa possam servir subsídio para elaboração de políticas públicas regionalizadas, assim como de negócios e empreendimentos privados, além de reaproximar e consolidar a posição da universidade como criadora e difusora de informações técnicos e científicos a nível regional.

Coordenador:
TADEU VAZ PINTO PEREIRA - tadeu.pereira@usf.edu.br
Participante: ADRIEL GONÇALVES OLIVEIRA