handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Direitos Humanos


Categoria
Projetos PICITExt 2017-2018

Título: CERTIFICANDO O ACESSO EM ÁREAS PÚBLICAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS PARA PESSOAS QUE POSSUEM LIMITAÇÕES FÍSICAS. AMBIENTES ADEQUADOS À TODOS OS USUÁRIOS SEM RESTRIÇÕES CONSTRUTIVAS

Resumo: Regulamentar uma certificação nas áreas públicas, tais como: parques, praças, jardins, centros de convivência, coletivas de lazer, espaços para apresentações musicais, feiras artesanais, festivas do município e nos estabelecimentos comerciais, seguindo requisitos normatizados de acessibilidade. Pretende-se conceituar as questões construtivas de acesso, circulação, sanitários, materiais de acabamento / acessórios e sinalização. Para tanto deverá ser desenvolvido um projeto de pesquisa quantitativo, com base na aplicação da metodologia de Avaliação Pós Ocupação e parâmetros qualitativos de desempenho de materiais e técnicas construtivas, aliados à tecnologia disponível para atendimento às pessoas que apresentam diferentes limitações e condições físicas adversas. Propiciar que o desenho universal de bens moveis e imóveis nestas áreas comuns publicas e nos estabelecimentos comerciais privados, sejam adequados ao atendimento à todas as pessoas independente de sua incapacidade ou deficiência física. Pessoas comprometidas com coordenação motora (sem ou com parcial membros superiores ou inferiores) ou sensoriais (visão, audição, tátil...). Satisfazendo assim às mínimas condições de acesso e circulação com segurança e praticidade a todas as pessoas adultas e crianças, jovens e adolescentes...independentes de suas condições físicas. Incrementar uma pontuação de incentivo às reformas construtivas de adequações & adaptações, tornando os espaços paulatinamente conformes e totalmente acessíveis. Esta modalidade de opção das conquistas de reforma nas instalações proporcionara ambientes livres de barreiras edificáveis e responderá por um processo motivacional nos locais e empresas, no direcionamento de garantir maior numero de frequentadores e usuários em suas propriedades, aumentando lucro e rentabilidade proporcional. Oferecendo assim oportunidade a um publico ainda sem acesso.

Coordenadora: CASSIA REGINA AMADEO TAMBURRINO PISTORI
cassia.pistori@usf.edu.br  |  cassia.pistori@usf.edu.br


Título: A CRISE HÍDRICA - DIAGNOSE MULTIDISCIPLINAR E A COMPLEXIDADE DA SOLUÇÃO

Resumo: O presente projeto tem como escopo verificar de forma multidisciplinar a ocorrência da crise hídrica ocorrida no Estado de São Paulo, nos anos de 2010 a 2015, especificamente na região Bragantina, ou seja, com análise de dados gerencias de todo o sistema de gestão de águas do Estado, com a especificidade das represas do Sistema Cantareira. A Análise abordará não somente questões ambientais que são fundamentais para o homem e por decorrência primeira esfera de proteção do “bem vida”, mas também questões sobre ocupação do solo de modo regular e irregular, proposituras sobre a ação do Estado e Ministério Público, como fiscal da Lei e agente das Ações Judiciais, bem como todo o entorno da questão em período de alteração de todo sistema climática e demais decorrências. Em vertente própria analisar-se-á a gestão envolvido e ou a falta dela se houver. Outra questão a ser levantada pelos pesquisadores é a prevenção para eventuais e futuros eventos de mesmo origem e de outras para equalização de eventuais referenciais sobre tal fenômeno. Tendo como referencial filosófico a teoria do pensamento complexo de Edgar Morin, para a efetivação da diagnose e prognose possível.

Coordenador: CELIO EGIDIO DA SILVA - celio.egidio@usf.edu.br
Participantes: PATRÍCIA AMARAL MONTEIRO; LUCIANA FRANCO; KELLE MOREIRA; CESAR AUGUSTO LEME


Título: CRISE HÍDRICA-DIAGNOSE MULTIDISCIPLINAR E A COMPLEXIDADE DA SOLUÇÃO


Resumo: O presente projeto tem como escopo verificar de forma multidisciplinar a ocorrência da crise hídrica ocorrida no Estado de São Paulo, nos anos de 2010 a 2015, especificamente na região Bragantina, ou seja, com análise de dados gerenciais de todo o sistema de gestão de águas do Estado, com a especificidade das represas do Sistema Cantareira. A Análise abordará não somente questões ambientais que são fundamentais para o homem e por decorrência primeira esfera de proteção do “bem vida”, mas também questões sobre ocupação do solo de modo regular e irregular, proposituras sobre a ação do Estado e Ministério Público, como fiscal da Lei e agente das Ações Judiciais, bem como todo o entorno da questão em período de alteração de todo sistema climática e demais decorrências. Em vertente própria analisar-se-á a gestão envolvido e ou a falta dela se houver. Outra questão a ser levantada pelos pesquisadores é a prevenção para eventuais e futuros eventos de mesma origem e de outras para equalização de eventuais referenciais sobre tal fenômeno. Tendo como referencial filosófico a teoria do pensamento complexo de Edgar Morin, para a efetivação da diagnose e prognose possível.

Coordenador: CRISTIANO PEREIRA MORAES GARCIA - cristiano.garcia@usf.edu.br
Participantes: CELIO EGIDIO DA SILVA; MIRIAM SAIKI; PRISCILA PERLA VON ZUBEN CAMPOS;
JORGE TOSTA


Título: DA PROTEÇÃO E INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA

Resumo: A proteção à dignidade humana é mandamento constitucional, conforme expresso no art. 1º., inc. III, da Constituição Federal de 1988. É, portanto, essencial que a República Federativa do Brasil, por todo seu povo, atue de forma a proteger a dignidade humana. No sistema romano-germânico do direito, o poder legislativo tem papel crucial como fonte imediata da norma. Dessa forma, é essencial que a legislação infraconstitucional seja instrumento para se alcançar a proteção de tal fundamento constitucional. É fato, também, que as gerações/dimensões de direitos fundamentais aparecem como decorrência das alterações e necessidades sociais. Hoje, é inconteste que o ser humano busca formas de se inserir na célula básica da sociedade, que é a família, através da procriação, e assim sempre aconteceu.A pessoa portadora de deficiência precisa de todo o apoio do Estado e pessoas jurídicas de direito privado para que seja parte efetiva da sociedade, com todos seus direitos preservados.O novo Estatuto da Pessoa com Deficiência (LEI N. 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015) que entrou em vigor em janeiro de 2016 trouxe diversas garantias e direitos, mas a discussão de sua implementação é essencial para que a letra da lei não caia em um vazio, razão pela qual o projeto presente se mostra tão atual e importante.

Coordenador: CRISTIANO PEREIRA MORAES GARCIA - cristiano.garcia@usf.edu.br


Título: SAÚDE SEXUAL FEMININA E RELACIONAMENTO CONJUGAL: IMPACTO NOS DIREITOS SEXUAIS E HUMANOS

Resumo: A presente proposta situada na área temática Direitos Humanos: defesa e garantia de direitos e aqui alvitrada sob o título: “Saúde sexual feminina e relacionamento conjugal: Impacto nos Direitos Sexuais e Humanos” tem por objetivo problematizar, estudando com profundidade a satisfação sexual feminina e o relacionamento conjugal, e, com isso, contribuir para os debates sobre maior compreensão nos quadros de disfunções sexuais que afetam o relacionamento conjugal. Tais disfunções sexuais afetam diretamente a qualidade de vida dessas mulheres, de seus parceiros e não zelam pelos direitos sexuais que são parte dos direitos humanos de qualquer cidadão. Para tanto, tomaremos como fio condutor as seguintes questões: Atualmente muito se discute sobre direitos sexuais, debate que se acalora quando pensamos nas disfunções sexuais femininas e nos relacionamentos conjugais. “Havendo os direitos sexuais, estes de fato acontecem de modo real ou no plano idealista” As disfunções sexuais femininas afetam o relacionamento conjugal” É perceptível que faltam estudos nessa área para melhor compreensão desse panorama, assim seria possível afirmar ou refutar pensamentos vigentes” O que dizem outras pesquisas a respeito do tema” Quais os sentidos e os efeitos discursivos dessa afirmação” O corpus dessa pesquisa se constituirá a partir de documentos, dados estatísticos de órgãos oficiais, informações que circulam pela mídia, entrevistas e apoiar-se-á em uma análise discursiva.

Coordenadora: PRISCILA CRAVEIRO JUNQUEIRA - priscila.junqueira@uusf.edu.br