handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Extensão


Categoria
Projetos PICITExt 2017-2018

Título: ESCRITÓRIO MODELO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USF CAMPINAS

Resumo: O Escritório Modelo do curso de arquitetura e urbanismo (EMAU) da USF é um programa de extensão universitária cujo objetivo primordial é o atendimento à parcela da população que não tem acesso ao profissional arquiteto, ou seja, busca atender às demandas de instituições de interesse social ou público. Além disso, colabora para o ensino pois garante aos alunos a vivência da prática profissional, aproximando-os à realidade da profissão. De forma geral, a escolha das atividades que serão desenvolvidas pelo EMAU é feita através da análise das demandas da comunidade e a viabilidade de sua execução. Nesse sentido, o programa está propondo este projeto de extensão que será o desenvolvimento de diversas atividades na comunidade como: uma intervenção em um terreno vazio localizado na segunda unidade da ONG Nova Jerusalém (Campinas) em parceria com a Fundação FEAC; realização de projetos de intervenção em unidades de saúdes propostas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e programas de educação patrimonial, buscando a parceria com a Secretaria de Educação do município de Campinas. Além de outras atividades voltadas para a própria Universidade, através da interdisciplinaridade, integrando diferentes disciplinas dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo ou mesmo entre diferentes cursos. Desse modo, o escritório modelo poderá cumprir seu principal papel como instrumento de transformações benéficas, tanto na comunidade acadêmica como na sociedade.

Coordenadora: RENATA OCANHA GOES- renata.goes@usf.edu.br


Título: A CRIANÇA E SUA IDENTIDADE LOCAL: CONSTRUINDO A MEMÓRIA DO QUILOMBO BROTAS DE ITATIBA-SP

Resumo: Esta é uma proposta do CEUr “ Centro de Estudos Urbanos “ para o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar que envolve os cursos de Arquitetura e Urbanismo (diversas disciplinas) e Pedagogia da Universidade São Francisco - Campus Itatiba abrangendo as áreas de Ações Comunitárias e Extensionistas e Relações Étnico-Raciais. Trata-se de um projeto educacional para a maior parcela da comunidade - crianças e adoslecentes “ remanescentes de quilombolas e pertencentes à Associação dos Moradores do Quilombo Brotas, em Itatiba, SP. O Projeto “A criança e sua identidade local: Construindo a memória do Quilombo Brotas” visa à integração de áreas de conhecimento como a História, Matemática, Física, Desenho, Plástica, Artes, Ciências, entre outras, com práticas lúdicas de aprendizado desenvolvidas no sítio quilombola e por meio do empoderamento tecnológico através do Projeto Letramento em Programação em parceria com o Instituto Ayrton Senna. O projeto tem um significado especial, pois tem como objetivo promover as relações étnico”raciais através da construção e o fortalecimento de uma memória alicerçada nos valores de aprendizado com participação coletiva e solidária. Pretende-se que esta geração seja preparada para assumir a sua cidadania, com capacidade para resolver problemas e ser responsável pela preservação do patrimônio territorial e cultural de seus antepassados.

Coordenadora: JANE TASSINARI FANTINELLI - jane.fantinelli@usf.edu.br


Título: REQUALIFICAÇÃO URBANA DO QUILOMBO BROTAS

Resumo: Itatiba tem o primeiro quilombo em área urbana reconhecido oficialmente no país, mas sua inserção urbana não garantiu o acesso dessa comunidade a serviços ou o reconhecimento pela vizinhança, muito menos a preservação ambiental da área em que está inserido. Trata-se do Quilombo das Brotas, que abriga hoje quarenta famílias, totalizando cerca de duzentos habitantes descendentes de uma única família de escravos libertos que vivem no sítio, em região central da cidade. A Associação Quilombo Brotas, em contato com o curso de arquitetura e urbanismo da USF pediu a retomada do convênio com a instituição para o desenvolvimento de projetos para a comunidade. O projeto extensionista na comunidade envolverá pesquisas e ações sobre processos participativos de projeto; direito à terra das comunidades quilombolas; a história da comunidade e o desenho do assentamento humano; os espaços de culto e atividades religiosas na umbanda; turismo em comunidades quilombolas; métodos construtivos tradicionais e o desenho das habitações; precariedade das habitações; necessidade de crescimento das habitações; desenho urbano e sustentabilidade; o significado de se morar num quilombo; revisão e elaboração de plano urbanístico participativo, o quilombo como um bairro; o projeto da sede administrativa da associação quilombo brotas e demais projetos que surgirem da necessidade dos moradores. Estão envolvidos no projeto professores de diversas disciplinas do curso de arquitetura e urbanismo e da psicologia, além de alunos das duas áreas e do direito.

Coordenadora: LAURA REILY DE SOUZA - laura.souza@usf.edu.br



Título: ESTUDO DA REURBANIZAÇÃO DE ÁREAS CARENTES DA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA

Resumo: A constituição federal através do artigo 225 garante o direito de moradia digna aos cidadãos, mas infelizmente é uma minoria que tem este direito garantido, por isso o governo municipal em conjunto com o governo estadual está tentando garantir que todos tenham este direito. Em Bragança paulista a prefeitura faz reuniões com os moradores de bairros de interesse social para fazer o levantamento das necessidades. O bairro Green Park localizado na cidade de Bragança Paulista é um bairro considerado de interesse social, pois as pessoas que habitam nele são de baixa e média renda. Será proposta um projeto completo de urbanização com equipamento urbanísticos, todo projeto de drenagem, no qual consta drenagem pluvial e principalmente esgoto e pavimentação para que as pessoas possam ter uma vida digna e terem o direito de ir em vir dentro do bairro deles, principalmente considerar as áreas de risco. Todo projeto será feito com auxilio técnico e social da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista.

Coordenador: RUBENS NOBREGA JUNIOR - rubens.nobrega@usf.edu.br