logo da capes
logo pós-graduação psicologia
 

Linhas de Pesquisa



Confira as linhas de pesquisa do Programa:

(1) Construção, validação e padronização de instrumentos de medida: a linha tem como objetivo realizar estudos de aplicação de métodos psicométricos clássicos e modernos e a criação de novos instrumentos. Os professores Evandro Morais Peixoto, Lucas de Francisco Carvalho e Ricardo Primi atuam nesta linha.

(2) Avaliação psicológica em contextos da saúde mental: produz estudos de construção e validação de instrumentos e procedimentos de avaliação psicológica em psicodiagnóstico e intervenção. Os professores Anna Elisa de Villemor-Amaral e Nelson Hauck Filho integram esta linha.

(3) Avaliação em psicologia educacional: agrupa estudos de construção de instrumentos voltados à avaliação de construtos cognitivos e afetivos em contextos educacionais relacionados à aprendizagem, ao desenvolvimento humano, à escolarização e ao desenvolvimento de carreira. A Professora Ana Paula Porto Noronha participa desta linha.

(4) Avaliação em contextos de trabalho e carreira: A linha tem como objetivo a construção de instrumentos, bem como a realização de estudos de validação e aplicação de procedimentos de avaliação psicológica em contextos de trabalho e orientação profissional e de carreira. Fazem parte os professores Ana Paula Porto Noronha e Felipe Valentini.