Entendendo o Relatório

A Universidade São Francisco (USF), de forma sistemática, busca produzir e difundir o conhecimento, promovendo fraternidade e solidariedade mediante a prática do bem e a construção da paz. Desde 2008, suas principais ações, trabalhos, projetos e resultados são objetivamente divulgados em seu Relatório Social.

Buscando a melhoria contínua e atendendo às necessidades e exigências do mercado, a partir de 2011 a USF passa a apresentar, de forma voluntária, as informações em um novo formato, intitulado Relatório de Sustentabilidade.


A elaboração deste relatório está fundamentada em diretrizes nacionais e internacionais, apresentadas a seguir, as quais disponibilizam orientações às instituições que buscam agir de forma coerente e sustentável, não apenas em suas operações internas, mas também no impacto das ações perante toda a sociedade e o meio ambiente.


Global Reporting Initiative (GRI)

Tem como missão desenvolver e divulgar diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade no mundo inteiro. Essas diretrizes são utilizadas de maneira voluntária por organizações que desejam expor e melhorar constantemente suas ações nas dimensões econômica, ambiental e social.


Objetivos do Milênio (ODM)

Conjunto de metas, pactuadas no ano 2000, que prevê oito macro-objetivos com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver.


Objetivos do Milênio

  1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
  2. Atingir o ensino básico universal
  3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
  4. Reduzir a mortalidade na infância
  5. Melhorar a saúde materna
  6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
  7. Garantir a sustentabilidade ambiental
  8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

Pacto Global

Iniciativa voluntária, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial para que adote, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos, nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.


Princípios do Pacto Global

  1. Respeitar e proteger os direitos humanos
  2. Impedir violações de direitos humanos
  3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho
  4. Abolir o trabalho forçado
  5. Abolir o trabalho infantil
  6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho
  7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais
  8. Promover a responsabilidade ambiental
  9. Encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente
  10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina

Princípios para a Educação Empresarial Responsável (PRME)

Trata-se de um convite global para que as escolas e universidades de todo o mundo adaptem, gradualmente, seus currículos, pesquisas, metodologias de ensino e estratégias institucionais aos desafios de novos negócios e oportunidades, com princípios baseados em valores aceitos internacionalmente, tais como os apresentados no Pacto Global. A missão dessa iniciativa é inspirar as organizações de educação para uma gestão responsável, estimulando a pesquisa e o pensamento de liderança em nível mundial.


Princípios para a Educação Empresarial Responsável

  1. Desenvolver as competências dos estudantes para serem futuros geradores de valor sustentável para os negócios e à sociedade, a fim de trabalhar para uma economia global e inclusiva.
  2. Incorporar nas atividades acadêmicas e currículos os valores de responsabilidade social global, como ilustrados em iniciativas internacionais, tais como o Pacto Global.
  3. Criar grades, materiais, processos e ambientes que permitam uma experiência de aprendizado efetiva para a liderança responsável.
  4. Engajar-se em pesquisa conceitual e empírica que avance o conhecimento sobre o papel, a dinâmica e o impacto das corporações na criação de sustentabilidade ambiental, social e econômica.
  5. Interagir com dirigentes de corporações de negócios, para estender o conhecimento em seus desafios de ir ao encontro da responsabilidade socioambiental, explorando conjuntamente propostas para atender a esses desafios.
  6. Facilitar e apoiar o diálogo e o debate entre educadores, governo, negócios, consumidores, organizadores civis e outros grupos de stakeholders sobre itens críticos relacionados à responsabilidade social e à sustentabilidade.

O tema escolhido para a apresentação deste relatório é Consumo Consciente, que aborda a importância de uma mudança de cultura, aplicando o real conceito da sustentabilidade, que envolve utilizar os recursos naturais hoje sem comprometer as necessidades das gerações futuras.



Início


Perfil USF


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão


Dimensão Institucional


Dimensão Social


Colégio Bom Jesus Santo Antônio do Pari