Menu


APRESENTAÇÃO


Desde 2011, a Universidade São Francisco divulga suas ações de cunho social, ambiental e econômico, voltadas para seus alunos, funcionários e comunidade. Esta publicação compreende atividades realizadas entre 1.° de janeiro e 31 de dezembro de 2016, considerando os campi presentes no estado de São Paulo nas cidades de Bragança Paulista, Itatiba e Campinas.

A elaboração deste documento conta com a participação de diversas áreas que fomentam a estruturação dos textos e das imagens. Esta publicação tem caráter voluntário e não é submetida à verificação externa.


Contato

Em caso de dúvidas relativas a este material, entre em contato pelo e-mail: sustentabilidade@bomjesus.br - Telefone: (41) 2105-4442, ou acesse o site: www.usf.edu.br

Mensagem do Presidente da CNSP-ASF



Ao celebrarmos 40 anos da nossa Universidade São Francisco, fazemos memória de uma história marcada por alegrias e conquistas, tensões e conflitos de sujeitos que diariamente se dedicam à missão da educação. Nós, franciscanos, na possibilidade de tecermos uma presença no Ensino Superior, entrecruzamos a tradição cristã e franciscana com os desafios e possibilidades da nossa sociedade, do nosso país.

Não basta ser apenas mais uma Instituição de Ensino Superior, é preciso contribuir com a transformação social, comprometidos com o respeito a cada indivíduo e com o nosso planeta − a “Casa Comum”. Precisamos fazer jus a uma história de séculos, mobilizada pela mensagem de Francisco de Assis, no trabalho árduo e contínuo de “desenvolvimento integral do homem todo e de todos os homens”.

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM


“Ser Franciscano não é apenas conteúdo. É espírito, maneira de ver as coisas, de
vivê-las, de assumi-las e de equacionar os grandes conflitos de vida e de morte.”

(Dom Paulo Evaristo Arns, OFM)

MISSÃO

Produzir e difundir o conhecimento, libertar o ser humano pelo diálogo entre a ciência e a fé e promover fraternidade e solidariedade, mediante a prática do bem e consequente construção da paz.

VISÃO

Ser reconhecida pela excelência acadêmica, pelo dinamismo, pela inovação e pelo compromisso para com a sociedade, a justiça, a paz e a ecologia.

ORGANIZADORES

Coordenação do Setor Sustentabilidade/Bom Jesus Social:
Giselli de Fátima Padilha Hümmelgen

Elaboração:
Ana Claudia Adamante Batista
Kelli Maritsa Fernandes de Barros

Colaboração no Levantamento e Organização das Informações:
Núcleo de Extensão Universitária

Contabilidade:
Luis Söthe CRC/SP – 185.763/O-7 T-PR

Projeto Gráfico:
Editora Bom Jesus