Acreditar

Santander Universidades

26/06/2015

Alunos de Engenharia de Produção criam carrinhos para Projeto Interdisciplinar

Para celebrar o encerramento do Projeto Interdisciplinar do 1º Semestre do Curso de Engenharia da Produção, do Campus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), os alunos realizaram uma competição de projetos de criação de carrinhos de rolimã.

O Projeto Interdisciplinar envolveu a base teórica das seguintes disciplinas: Introdução à Administração, Desenvolvimento do Capital Intelectual, Desenho Técnico Mecânico Auxiliado por Computador, Princípios e Aplicações em Engenharia e Teoria Econômica. No dia 16 de junho foram apresentados os trabalhos finais. O evento contou com a presença da Diretora do Campus de Bragança, professora Marcia Aparecida Antônio e do professor Fernando César Gentile, representando a coordenação do Curso de Engenharia Civil, além dos alunos envolvidos nos projetos. “Ao realizar este projeto, nossos alunos estão se preparando para apresentar soluções aos problemas similares ao dia-a-dia da sua vida profissional, utilizando os princípios tecnológicos com criatividade e considerando os aspectos sociais, ambientais, éticos e econômicos. Os alunos do Curso de Engenharia de Produção da USF estão tendo a oportunidade de aprender a construir um novo conhecimento, tendo como base seu conhecimento atual, a vontade de inovar e a capacidade criativa”, conclui o diretor do Campus Campinas (Unidade Swift) e coordenador do Curso, Prof. Robisom Damasceno Calado.

Cada grupo pode testar os carrinhos concluídos, no Ginásio de Esportes da USF. “Tudo aconteceu no clima de missão cumprida, ficando uma forte sugestão de que o Projeto Interdisciplinar mostrou-se eficaz, pois que seu conteúdo foi concluído pelos alunos quando comparado com o sistema vertical”, descreve o Prof. Francisco, um dos professores participantes do projeto. O professor Djalma destaca que o Projeto Interdisciplinar, especialmente realizado por alunos ingressantes, propicia–lhes a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas.

Com a atividade, os estudantes puderam colocar em prática os conteúdos programáticos trabalhados sala de aula. Para realizar este trabalho, os professores se apoiaram em um método diferente do convencional, empregando a metodologia de ensino-aprendizagem de “Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)”, que oferece aos alunos um meio de adquirir conhecimentos e desenvolver as habilidades e atitudes valorizadas. Com o método ABP é possível contextualizar a capacidade de pensar dos alunos numa forma gradativa de aquisição de um conhecimento relativo para resolver situações reais em projetos referentes aos conteúdos na área de estudos, tendo como meta o desenvolvimento dos mesmos no aspecto físico, emocional e intelectual, por meio de métodos experimentais.

Cada disciplina desempenhou um papel fundamental na execução do projeto. Na Introdução à Administração, ministrada pela professora Renata Bernardo, foi possível contemplar as estratégias e ferramentas para a distribuição de atividades para cada membro da equipe de alunos, o gerenciamento do tempo disponível e a elaboração de cronograma com evidência da relação tempo/função dos participantes. Já na disciplina de Desenvolvimento do Capital Intelectual, sob responsabilidade do professor Francisco Guilherme de Camargo, foram ministrados conteúdos para o desenvolvimento do trabalho em equipe, realçando as habilidades de cada membro e explorando as qualidades voltadas para os interesses de realizar um trabalho completo com a participação de todos. Com relação à disciplina Desenho Técnico Mecânico Auxiliado por Computador, ministrada pelo professor Djalma do Amaral Pereira, foi possível aprender os primeiros passos para o desenvolvimento de Desenho Manual e depois como exercício a aplicação do AutoCad. Na disciplina Teoria Econômica, ministrada pelo professor Tadeu Vaz Pinto Pereira, pode-se vivenciar o custo do produto e o quanto o mesmo pode ser disponibilizado com um preço competitivo e, na disciplina de Princípios e Aplicações em Engenharia, sob a tutela do Prof. Daniel Loureiro, tratou-se de trabalhar os fatores como durabilidade, qualidade e relação de custo/benefício do projeto.

Palavras-chaves: Serviços,
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar esta notícia!
faça seu comentário
Seu nome