logo capes
logo pós-graduação psicologia

Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da USF recebe alunas de intercâmbio da Suécia

No dia 7 de fevereiro, a USF recebeu as alunas Aleksandra e Kristina Djekic, do curso de medicina da Universidade de Lund, na Suécia. As estudantes participam de um intercâmbio de seis semanas no laboratório de Microbiologia Molecular e Clínica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, sob orientação dos professores Thiago Rojas Converso e Michelle Darrieux. Durante esse período, Aleksandra e Kristina desenvolverão projetos voltados ao estudo de biofilmes bacterianos e seu papel nas doenças. “Biofilmes são comunidades bacterianas que podem ser formadas em superfícies como equipamentos hospitalares ou em diferentes locais do nosso organismo, como dentes, bexiga e ouvidos. São muito resistentes aos antibióticos e por isso, mais difíceis de tratar”, esclarece a Doutora Michelle.

O intercâmbio é financiado pela agência sueca Crafoord Foundation, enquanto a pesquisa conta com apoio da FAPESP, que financia dois projetos dos pesquisadores. A vinda das alunas é resultado de uma colaboração estabelecida em 2018 entre os professores da USF e o Dr Anders Hakansson, docente e pesquisador da Universidade de Lund. Segundo as estudantes, “é uma honra ter a oportunidade de realizar este intercâmbio no Brasil. Cria-se uma compreensão de algo que era antes distante, o que faz com que nos tornemos pessoas mais humanas e empáticas – características necessárias não apenas a futuros médicos, mas profissionais em geral”.

$image.titulo $image.titulo
> Ver mais notícias